Topo

Flu repete 2010 com melhor defesa, mas perde invencibilidade em clássicos e recorde

Gum foi um dos destaques da defesa do Fluminense, a melhor do campeonato - Dhavid Normando/Photocamera
Gum foi um dos destaques da defesa do Fluminense, a melhor do campeonato Imagem: Dhavid Normando/Photocamera

Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/12/2012 06h00

Para o torcedor, que ainda vibra com o tetra, pouco importa, mas a derrota por 2 a 1 do Fluminense para o Vasco na última rodada, impediu que a equipe das Laranjeiras entrasse para a história. O time carioca não ultrapassou o São Paulo, que continua sendo o clube com a maior pontuação no formato de turno e returno com 20 clubes. Uma marca, porém, o tricolor carioca conseguiu reeditar. Assim como em 2010, Gum, Leandro Euzébio e companhia formaram a melhor defesa do torneio.

Após garantir o título de maneira antecipada, atingir o recorde de pontos virou a meta do elenco, inclusive na festa de comemoração do título. O desgaste e a queda no nível de concentração, porém, fizeram com que o Fluminense não voltasse a vencer após ter conquistado o tetra. Nas últimas três rodadas foram duas derrotas e um empate. O time das Laranjeiras terminou com 77 pontos, um a menos que o São Paulo comandado por Muricy Ramalho, campeão em 2006.

A derrota não custou apenas o recorde na campanha do Brasileirão. O Fluminense também poderia terminar o torneio nacional de maneira invicta nos clássicos cariocas. Até ser derrotado pelo Vasco, a equipe das Laranjeiras tinha quatro vitórias e um empate contra os maiores rivais. A 'desaceleração' nos últimos jogos, porém, não tirou o bom humor do técnico Abel Braga.

"Foi um descanso esperado pelo titulo. Fizemos uma campanha extraordinária até agora. Tanto que com duas derrotas depois de garantirmos o troféu, ainda ganhamos o segundo turno. Acho que a regularidade foi muito grande. Agradeço aos torcedores que vieram, incentivaram nossos meninos da base", disse o treinador do Fluminense.

Melhor defesa
Um dos pilares da conquista do tricampeonato brasileiro, a defesa foi novamente um dos trunfos do Fluminense nesta temporada. O time das Laranjeiras repetiu 2010 e novamente teve a defesa menos vazada da competição, com 33 gols sofridos, mesmo número do Grêmio. O número é superior ao de duas temporadas atrás, quando o time treinado por Muricy Ramalho levou 36 tentos. 

O Fluminense entra de férias agora e se reapresenta no dia 3 de janeiro, nas Laranjeiras. Depois, o elenco viaja para Atibaia, onde realizará a pré-temporada. O técnico Abel Braga, que pediu entre três ou quatro reforços, já declarou que repetirá a estratégia de 2012 e deve começar o Campeonato Carioca com um time reserva, dando mais tempo de preparação aos principais jogadores.