Topo

Souza admite queda de rendimento, mas vê Grêmio como favorito no Brasileiro

Souza vê Grêmio com um grupo com qualidade e quantidade para disputar títulos - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Souza vê Grêmio com um grupo com qualidade e quantidade para disputar títulos Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

22/05/2013 12h02

Os jogadores do Grêmio seguem fazendo reflexões sobre a eliminação precoce na Libertadores da América. A maioria entende que a equipe teve uma queda de rendimento na Colômbia, mas evita fazer julgamentos e prefere olhar para frente, principalmente, para o cobiçado Campeonato Brasileiro. Apesar de atravessar um momento de instabilidade, todos no clube acreditam que o tricolor tem grupo para disputar os títulos do Brasileirão e da Copa do Brasil.

“Não temos como esconder, individualmente o rendimento caiu um pouco e, consequentemente, a equipe também caiu. Infelizmente, fomos eliminados. Agora temos que parar, olhar para dentro de nós e ver que temos um Brasileiro inteiro para buscar o título, assim como na Copa do Brasil. Ano passado chegamos próximos, acabamos eliminados pelo Palmeiras e chagamos em terceiro no Brasileiro. Aprendemos e vamos lutar para conquistar o título desde o início”, declarou Souza.

PREFERÊNCIAS DE LUXA DIVIDEM ELENCO E MOLDAM COMPORTAMENTOS

O elenco do Grêmio é dividido por dois grupos. Os preferidos de Luxemburgo e os que não estão no clube por indicação dele. Mesmo que negado por todos, é evidente o diferente comportamento entre prediletos e 'excluídos'. Ações moldadas pelo gosto do treinador. LEIA MAIS

Assim como o técnico Vanderlei Luxemburgo, o volante crê que o Grêmio tem um grupo de mais qualidade e com mais opções do que em 2012 e isso dá esperanças a todos na busca pelo primeiro título da temporada. Para Souza, o momento é de superar as dores do passado, concentrar no futuro, sem procurar culpados. Especialmente, Luxemburgo, que foi o principal alvo das críticas de parte da torcida e da imprensa.

“É muito fácil jogar tudo na conta do treinador. A cultura do brasileiro é assim. O treinador sempre é o culpado. O rendimento caiu. Temos que olhar para dentro de nós mesmos, ver o que está faltando e tentar melhorar. [...] Ano passado tínhamos muito bons jogadores, esse ano qualificamos um pouco mais, o que facilita. O Brasileiro é um campeonato que precisa de elenco. Só com 11 você não vence. Podemos olhar para frente como favoritos. Não só pensar em classificar, como no ano passado. Agora temos opções”, afirmou o meia.

O Grêmio volta aos treinamentos a partir das 16h no estádio Olímpico. A partida de estreia no Brasileirão ocorre no domingo, às 16h, no estádio Alfredo Jaconi. O clube gaúcho foi punido com a perda de um mando de campo devido aos incidentes do Gre-Nal da última rodada do Campeonato Brasileiro de 2012.