Topo

Guilherme ganha concorrentes, mas aposta em 'merecimento' para substituir Paulinho

Guilherme deve ganhar a vaga no meio de campo na ausência de Paulinho - Leonardo Soares/UOL
Guilherme deve ganhar a vaga no meio de campo na ausência de Paulinho Imagem: Leonardo Soares/UOL

Lucas Tieppo

Do UOL, em São Paulo

28/05/2013 06h00

No último fim de semana, Tite disse que Paulinho é o melhor jogador em atividade no Brasil. A partir desta quarta-feira, contra o Goiás, a difícil missão de substituir o volante deverá ser de Guilherme. Reserva do atleta da seleção brasileira, o jovem de 22 anos terá, pelo menos, quatro jogos enquanto o concorrente joga a Copa das Confederações para mostrar serviço com a camisa do Corinthians.

Apesar da chegada de concorrentes de peso no meio de campo, como Maldonado e Ibson (ainda não oficializado), Guilherme aposta em um dos mantras do técnico Tite para ser escolhido: o merecimento.

“O Tite sempre fala que quem está melhor joga, quem faz por merecer ganha a oportunidade. Ele é muito correto com relação a isso, não adianta ter dez anos de clube ou chegar e jogar. O futebol é assim, tudo tem sua hora e eu soube esperar a minha”, disse Guilherme em entrevista ao UOL Esporte.

O volante elogiou os concorrentes Maldonado e Ibson (que pode jogar como segundo volante ou aberto pela direita no meio de campo), mas se vê pronto para atuar ao lado de Ralf.

"Vou trabalhar forte, o Tite é correto, sabe que estou na fila. Mas vai sempre da cabeça dele”, analisou.

E a chance de Guilherme se tornar dono da posição também existe, já que são muitas as especulações que dão conta de que Paulinho deve ir para o futebol europeu ainda neste ano.

O jogador não deverá ter problemas de entrosamento, já que é bastante próximo da dupla titular de volantes e conversa bastante com os dois companheiros. Guilherme, no entanto, ressalta que tem características um pouco diferentes das de Paulinho.

“Ele é um craque, chega mais na área, faz muitos gols. Eu tento trabalhar mais a bola vindo de trás, finalizando de fora da área. Sou mais de organizar a jogada”, afirmou.

Corintiano desde a infância, Guilherme trocou a Portuguesa pelo clube alvinegro no meio do ano passado e tem ganhado chances sempre que Paulinho está com a seleção brasileira ou precisa ser poupado. O jogador foi titular em dez jogos no Paulistão deste ano.

“Normalmente a pressão já é enorme, mas quando substituo o Paulinho é pressão dobrada. Com muita paciência e no decorrer dos jogos vou ganhar ainda mais a confiança do torcedor”, disse.

GUILHERME VAI AO JAPÃO COMO ‘TORCEDOR’ E GANHA PONTOS

  • Até poucos dias antes do início do Mundial de Clubes o volante era um dos nomes escalados para o campeonato. Mas por conta de problemas com a sua inscrição, o jogador foi cortado da lista. Mesmo assim, Guilherme pediu para viajar com o grupo para o Japão e ganhou pontos com o chefe Tite. “Acho que ele viu que não estou aqui só para ganhar dinheiro ou crescer na carreira. Quero ajudar sempre”, disse o jogador, um dos que mais se emocionou com a vitória sobre o Chelsea. “Foi emocionante demais, mesmo sem entrar em campo. A torcida é impressionante”, completou.