Topo

Boletim de ocorrência livra Botafogo e Flu de pena por invasão de campo

Fred, do Fluminense, foi o alvo do tricolor que invadiu o gramado da Arena Pernambuco - Anderson Stevens/Photocamera
Fred, do Fluminense, foi o alvo do tricolor que invadiu o gramado da Arena Pernambuco Imagem: Anderson Stevens/Photocamera

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/07/2013 16h45

Botafogo e Fluminense não devem sofrer qualquer tipo de punição pela invasão do gramado da Arena Pernambuco por um torcedor tricolor durante clássico do último domingo, pelo Brasileiro. O invasor foi detido pela polícia após o ato e foi feito o boletim de ocorrência, o que isenta os times de uma denúncia, segundo o procurador geral do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), Paulo Schmitt.

O torcedor se movimentou pelo gramado da Arena Pernambuco com liberdade, sem ser incomodado em momento algum pela segurança do estádio. Ele deixou o campo por conta própria e voltou para a arquibancada do estádio após o contato com Fred, de quem beijou a chuteira e tirou foto junto. Somente depois de voltar ao seu lugar o tricolor foi abordado por policiais e retirado do local para que fosse feito o boletim de ocorrência.

“Ainda não recebemos o B.O. [boletim de ocorrência]. Estamos aguardando. O torcedor tem que ter sido detido e encaminhado para detenção policial. Caso isso realmente tenha sido feito, não ofereceremos denúncia”, explicou Schmitt ao UOL Esporte.

O procurador explicou que a improvável denúncia – já que o B.O. foi feito - também atingiria o Fluminense. O time das Laranjeiras dividiria a responsabilidade com o Botafogo pela invasão ter sido feita por um tricolor. A punição poderia ser de multa ou até mesmo perda de mando de campo.

“Uma possível denúncia seria contra o mandante da partida, que era o Botafogo. E, se confirmado que se tratava de um tricolor, o Fluminense também seria indiciado”, afirmou o procurador.

A perda de mando de campo acabaria não atingindo de forma tão pesada os clubes. Sem o Engenhão – interditado por problemas na cobertura – e o Maracanã – que tem destino ainda indefinido, Botafogo e Fluminense tem atuado longe do Rio de Janeiro, como na própria Arena Pernambuco. O regulamento prevê que os times punidos joguem a 100km de suas casas.