Topo

Após derrota, Vasco prevê 'semana perfeita' com patrocínios e chegada de Helton

Goleiro Helton, atualmente no Porto, pode acertar retorno ao Vasco nesta semana - AFP
Goleiro Helton, atualmente no Porto, pode acertar retorno ao Vasco nesta semana Imagem: AFP

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

15/07/2013 06h00

A derrota em um clássico para o maior rival costuma ser sinal de dias conturbados em um time de futebol. Não para o Vasco, pelo menos nos dias que sucedem o revés para o Flamengo por 1 a 0 no último domingo, em Brasília. Mesmo com o tropeço no fim de semana, os cruzmaltinos mantêm a confiança por tempos melhores e acreditam em uma “semana perfeita” a partir desta segunda-feira.

Toda a animação dos vascaínos se deve ao fato do clube ter, finalmente, conseguido as certidões negativas de débito com a Fazenda – o que deve ser oficializado nesta semana através do Diário Oficial da União. Com isso, o clube verá o desbloqueio das verbas que vinham sendo penhoradas e o acerto com dois novos patrocinadores.

O primeiro foi exposto na camisa já no último domingo: a Caixa Econômica Federal. O outro acordo a ser anunciado é com a montadora de carros Nissan. A expectativa dentro do clube é que o acordo, que já vem sendo costurado há meses, seja selado nos próximos três ou quatro dias.

E com patrocínios encaminhados e projeções de verba em um curto prazo, a diretoria já negocia reforços para o elenco. E o primeiro a chegar deve ser o goleiro Helton, atualmente no Porto. Desejado desde o início do ano, o camisa 1 tem negociações avançadas após nova rodada de conversas.

Os últimos contatos aconteceram nas duas últimas semanas. Com a saída do ex-diretor executivo de futebol Renê Simões do Vasco, Helton voltou a conversar com os vascaínos e recebeu uma proposta oficial no último dia 5 de julho. O goleiro pediu um tempo para pensar e prometeu vir ao Brasil para negociar.

No último fim de semana, disse aos dirigentes que estava animado com a proposta e que muito provavelmente voltaria ao clube que o projetou. A cúpula do Vasco agora aguarda o jogador no Rio de Janeiro para que as conversas possam ser finalizadas. E desta vez, após imbróglios nos últimos seis meses, de uma maneira positiva.

A semana que se inicia marcará ainda a possível reestreia do ídolo Juninho Pernambucano no Vasco. O jogador, apresentado na última sexta, disse que projetava uma estreia no próximo domingo (dia 21), contra o Fluminense, no Maracanã. E a possibilidade já anima os companheiros.

“É importante demais esse retorno do Juninho e a possibilidade de outras boas notícias. Isso nos ajuda e motiva para a sequência da competição”, salientou o meia Pedro Ken.

Motivação, aliás, é tudo que o Vasco precisa nos próximos dias. Apesar da projeção de boas notícias, o time tem motivos para se preocupar dentro de campo. Com a derrota para o Flamengo no último domingo, o cruzmaltino caiu para a 17ª colocação, amargando, ainda que de maneira temporária, uma vaga na zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro.