Topo

Na véspera de festa com torcida, Atlético pega xará para 'voltar' ao Brasileiro

Jogadores do Atlético-MG tentam esquecer a festa pela Libertadores para tentar vencer o Atlético-PR - Marcus Desimoni/UOL
Jogadores do Atlético-MG tentam esquecer a festa pela Libertadores para tentar vencer o Atlético-PR Imagem: Marcus Desimoni/UOL

Bernardo Lacerda

Do UOL, Vespasiano (MG)

31/07/2013 06h00

O jogo com o Atlético-PR, nesta quarta-feira, às 19h30, no Independência, marca a volta do time titular do Atlético-MG ao Campeonato Brasileiro após a conquista inédita da Libertadores. A interrogação é saber se a equipe que entrar em campo no ‘Caldeirão do Horto’ estará só de corpo presente ou também com suas atenções no jogo, que é importante para o alvinegro mineiro não se complicar em relação à zona de rebaixamento.

Cuca confirmou a presença dos titulares. Os desfalques ficam por conta de Lenadro Donizete, Guilherme e Gilberto Silva, todos lesionados, mas sendo que apenas o primeiro tem posição entre os 11 que começam os jogos. Na lateral esquerda Júnior César recuperou a posição e Richarlyson vai para o banco. Poupado do treino da tarde de terça-feira, por causa de uma gripe, Ronaldinho Gaúcho também está escalado.

O jogo com o Atlético-PR, curiosamente, acontecerá entre dois eventos festivos, em comemoração ao título da Libertadores conseguido de forma dramática, nos pênaltis (4 a 3) sobre o Olimpia, após vitória por 2 a 0 no tempo normal, na semana passada, no Mineirão.

Na terça-feira, o governador Antonio Anastasia recebeu os campeões, no final da manhã, na Cidade Administrativa, que reuniu pelo menos 1 mil servidores atleticanos na recepção aos jogadores, dirigentes e integrantes da comissão técnica. Na quinta-feira, dia seguinte ao jogo com o xará paranaense, a festa promete ser bem maior.

O presidente Alexandre Kalil confirmou festa na Praça Sete, no centro de Belo Horizonte, entre 19h e 1h de sexta-feira, com direito a desfile dos jogadores em carro do Corpo de Bombeiros, entre a Cidade do Galo e o local escolhido para a celebração. Lá haverá shows de músicos atleticanos, dois trios elétricos e distribuição de cerveja.

Os jogadores reconhecem que é preciso deixar de lado o clima festivo da partida, principalmente por ser o primeiro encontro com o seu torcedor após a conquista da Libertadores, já que no domingo, o público foi maior do Cruzeiro e contou somente com 10% de atleticanos no Mineirão.

“A gente tem de concentrar de novo, voltar a ganhar, voltar a fazer bons jogos, foi bom ganhar a Libertadores, foi bom, mas já passou, tem o Campeonato Brasileiro”, comentou.

Segundo ele, jogador tem de entrar em todas as competições para ganhar. “Esse é o pensamento de todo mundo, é claro que tem o campeonato mundial (em dezembro, no Marrocos), todo mundo fica pensando, mas tem de concentrar um pouquinho mais no Brasileiro”, acrescentou Jô.

Ronaldinho Gaúcho considerou emocionante a recepção na Cidade Administrativa, que reuniu cerca de 1 mil torcedores atleticanos, que receberam com entusiasmo os campeões da Libertadores. “É mais uma emoção, muito bom, muito bonito, uma homenagem muito legal”, disse.

O camisa 10 atleticano garante ter motivação para as próximas competições do Atlético-MG antes da disputa do Mundial de Clubes, em Marrocos, em dezembro deste ano. “Tudo que a gente vai participar a gente quer conquistar”, garantiu.

Porém, a expectativa para a festa com a torcida é grande. O evento, que vinha sendo organizada internamente, desde a conquista do título, no início da madrugada da última quinta-feira, foi acordada com as autoridades e acontecerá, nesta quinta-feira, entre 19h e 1h da manhã de sexta-feira. A Praça Sete foi o palco principal da comemoração dos torcedores, na madrugada de quinta-feira passada, logo após a vitória nos pênaltis sobre o Olimpia, por 4 a 3.

Leonardo Silva afirma que apesar do título, o foco atleticano ainda é na conquista de novos torneios. “Eu vejo o mesmo objetivo de sempre, vencer cada jogo, construindo as vitórias, para que a gente possa subir na tabela e disputar o Brasileiro para ganhar. Esse é o nosso objetivo, disputar cada jogo visando o título”, afirmou.

“Tem que continuar competindo, como eu falei, é competir com igualdade em todas elas. Queremos conquistar o máximo possível, é construir a cada jogo isso. Manter a mesma seriedade para conquistar a Copa Libertadores e o Mineiro. A gente tem que, a cada competição, ir com força normal para conquistar o máximo de títulos possível”, acrescentou Leonardo Silva.