Topo

Luan leva 6º amarelo no Brasileiro e desfalca Cruzeiro pela segunda vez

Luan foi amarelado na derrota para o Grêmio e não enfrenta o Vitória no sábado - Washington Alves/VIPCOMM
Luan foi amarelado na derrota para o Grêmio e não enfrenta o Vitória no sábado Imagem: Washington Alves/VIPCOMM

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

15/08/2013 18h26

O atacante Luan, que cumprirá suspensão pela segunda vez no Brasileirão, é o jogador do Cruzeiro que mais recebeu cartões amarelos na competição. Ele desfalcará a equipe mineira na partida com o Vitória, sábado, às 18h30, no Mineirão.

Para efeito de comparação, os outros dois jogadores que mais foram advertidos são o zagueiro Bruno Rodrigo e o meia Everton Ribeiro, com três amarelos cada um. Além disso, eles atuaram em mais partidas que o atacante e foram titulares todas as vezes que estiveram em campo.

No total, Luan participou de 12 jogos até o momento, o que lhe rende média de um cartão amarelo a cada dois compromissos. E nas 12 oportunidades que esteve em campo, o atacante começou no banco de reservas em quatro, já que o titular no início da competição era Dagoberto, que ainda se recupera de lesão.

Parceiro de Luan na linha de frente, o jovem Vinícius Araújo minimizou o excesso de cartões e preferiu exaltar a disposição do companheiro para ajudar na marcação. “O Luan é um jogador muito guerreiro, que ajuda a marcar, ele sempre volta para acompanhar o lateral e, além de marcar, ele ataca muito bem”, disse.

“A gente costuma a brincar que atacante não sabe marcar muito, então resulta nesse excesso de faltas, mas ele ajuda muito a gente, está voltando para marcar, está fazendo gols importantes. Então, tem que dar o mérito para ele que está ajudando os jogadores na marcação”, acrescentou o centroavante.

Muito voluntarioso dentro de campo, Luan ganhou a confiança de Marcelo Oliveira e o treinador exalta a função tática exercida pelo atacante, que além de ajudar na recomposição se destacou pelos gols marcados e é o artilheiro da equipe no campeonato com cinto tentos.

Na vitória contra o Criciúma, por 2 a 1, pela 12ª rodada, o treinador celeste reconheceu que tirou o atacante no intervalo para não correr riscos de ele ser expulso. Na ocasião, Willian foi o substituto.

Esta será a segunda vez que a Luan desfalca a equipe na competição nacional. A primeira foi contra o Náutico, em jogo válido pela sétima rodada, quando o atacante também cumpriu suspensão automática e deu lugar a Lucca.