Topo

Renegados encontram Grêmio e tentam confirmar status de solução no Fla

Marcelo Moreno chegou a treinar separado do grupo do Grêmio e hoje defende o Flamengo - Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, ESPORTE
Marcelo Moreno chegou a treinar separado do grupo do Grêmio e hoje defende o Flamengo Imagem: Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, ESPORTE

Marinho Saldanha e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Porto Alegre e no Rio de Janeiro

24/08/2013 06h00

André Santos e Marcelo Moreno saíram do Grêmio sem deixar saudades. Tanto atacante quanto o lateral tiveram serviços dispensados por avaliação do clube gaúcho. Neste sábado, eles encontram o ex-clube vivendo nova condição. Agora no Flamengo, ambos foram contratados como solução, estão valorizados e são titulares.

Ao lado de Elias, Moreno e André Santos foram as principais contratações da direção do Flamengo para o segundo semestre. O trio é considerado valioso para as pretensões do rubro-negro e são utilizados repetidamente pelo comando técnico, algo diferente do que ocorreu com os dois que deixaram o Grêmio.

André Santos chegou no começo do ano por empréstimo. Vindo do Arsenal, o lateral também chegou como referência no setor. O começo de sua passagem foi empolgante. Ele marcou contra o Fluminense na Libertadores e até foi chamado novamente para seleção brasileira.

No entanto com o passar do tempo, André perdeu espaço. Com dificuldades defensivas, o jogador foi repetidamente cobrado por Vanderlei Luxemburgo, então técnico da equipe gaúcha. Tanto que após avaliação conjunta do comando técnico e do departamento de futebol ficou definido que não seria necessário investir na renovação de contrato. Ele foi devolvido ao clube inglês e não demorou a aparecer no Fla.

"Vai ser legal reencontrar. Apesar de tudo [má fase], penso que deixei portas abertas. Agora espero passar algumas informações ao Mano para que possamos conseguir um bom resultado", declarou André, hoje titular do rubro-negro.

Se André não saiu tão bem do Sul, Marcelo Moreno foi embora de forma muito pior. Mesmo goleador da temporada passada com 21 gols em jogos oficiais, o boliviano acabou na lista de dispensas. Virou reserva e foi afastado aos poucos até da equipe suplente.


Enquanto isso, declarações polêmicas o fizeram se tornar desafeto de ex-colegas e clube. O pai de Marcelo Moreno, por exemplo, chamou o Grêmio de 'timinho' ao saber do afastamento do filho. Enquanto isso, o jogador desafiou os colegas a repetirem sua marca do ano passado.

Tudo isso fez com que ele perdesse até a amizade dos ex-companheiros. Kleber Gladiador, que completou dupla de sucesso durante boa parte da última temporada, disparou contra Moreno. Segundo o camisa 30, faltou respeito na hora de falar. Hoje o tom é outro e o reencontro amenizado.

"Acho que ele vai tentar ajudar o clube que está hoje, o Flamengo. Sabemos que ele tem qualidade. Que é um bom centroavante. Que nos ajudou ano passado. Temos que marcar e ficar ligado, não só com ele, mas com todo o Flamengo. Eles têm um bom time, mas não acredito que ele vá entrar mordido. Lógico, vai ter o sentimento de querer mostrar, até porque saiu do Grêmio em uma situação meia difícil. Temos o maior respeito por ele. Sobre as coisas que falei, foi porque realmente não concordei. Falei com ele depois de tudo o que aconteceu. É um cara que eu gosto. Tenho um carinho", falou o Gladiador.

Hoje no Fla, Moreno já soma 4 gols marcados. Inicialmente, para ele jogar seria necessário o pagamento de uma multa de R$ 300 mil. Mas as direções de Grêmio e Flamengo entraram em acordo e o atleta está liberado.

O encontro dos renegados com o Grêmio ocorre neste sábado, às 18h30 no estádio Mané Garrincha. O confronto com o Flamengo vale pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.