Topo

Com ataques inoperantes, Santos e SP buscam parceiros de T. Ribeiro e L. Fabiano

Thiago Ribeiro já atuou ao lado de Gabriel Barbosa, Willian José, Giva, Everton Costa e Neilton.  - Ricardo Siubun/Flickr Santos
Thiago Ribeiro já atuou ao lado de Gabriel Barbosa, Willian José, Giva, Everton Costa e Neilton. Imagem: Ricardo Siubun/Flickr Santos

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

02/10/2013 12h00

Santos e São Paulo terão que superar uma crise no setor de ataque em busca da vitória no clássico desta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), na Vila Belmiro, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os dois times estão entre os dez piores ataques da competição. O alvinegro praiano está na décima colocação, com 29 gols marcados, enquanto o tricolor paulista possui o terceiro pior ataque, com apenas 21 gols.

A dúvida constante de Muricy Ramalho e Claudinei Oliveira no setor de ataque expõe a dificuldade no setor. Thiago Ribeiro, no Santos, e Luis Fabiano, no São Paulo, estão sempre atuando com parceiros distintos.

O camisa 9 do tricolor paulista já teve três companheiros de ataque – Wellinton, Aloisio e Osvaldo. O primeiro foi o que mais atuou – três vezes. No entanto, Osvaldo, que foi titular contra o Grêmio, deve ter mais uma oportunidade e iniciará o clássico na Vila Belmiro.

O curioso é que os recentes artilheiros das duas equipes estão no banco de reservas – Willian José, no Santos, e Aloisio, no São Paulo, os dois com cinco gols cada no Campeonato Brasileiro. No tricolor paulista, Luis Fabiano chegou à marca de cinco também, mas também não vive uma boa fase e declarou as vésperas do clássico que não está feliz com seu desempenho.

No Santos, Thiago Ribeiro chegou a atuar sem companheiro de ataque na derrota contra o Atlético-MG por 3 a 1, no último domingo, já que Claudinei escalou cinco jogadores no meio-campo. Antes disso, o camisa 9 da Vila Belmiro já atuou ao lado de Gabriel Barbosa, Willian José, Giva, Everton Costa e Neilton.

Claudinei ainda não chegou a uma conclusão do que é melhor e, inclusive, alega que o parceiro de Thiago Ribeiro é a única duvida para definir o time para o clássico.

"O time está praticamente definido. Só não sabemos quem começa na frente, ao lado do Thiago (Ribeiro). Temos a opção do Willian José, do Everton Costa e do Giva", afirmou o treinador.

Willian José pode ter mais uma chance como titular, já que Claudinei pode aproveitar a empolgação do atacante em enfrentar seu ex-clube. “O Willian José estará muito motivado para entrar o São Paulo, como o Everton e o Giva. Se jogar o Willian, o Leandrinho faz um meia/ponta. Se eu jogar com dois mais abertos, o Leandrinho e o Cícero chegarão mais na área”, disse Claudinei.