Topo

Inter aprova choque interno após saída de Dunga e 'fase calma' com Clemer

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

09/10/2013 06h01

Logo depois do apito final da derrota de 3 a 1 Vasco, em Macaé na quinta-feira passada, o presidente Giovanni Luigi já tinha em mente mudar os rumos do Internacional na temporada. Na manhã seguinte, Dunga foi oficialmente demitido e começou um processo de transição. A mudança empurrou Clemer para o cargo de interino. E o resultado agradou a cúpula.

O ambiente mais leve, sem o clima bélico no contato com pessoas alheias ao vestiário – não apenas a imprensa – satisfez os dirigentes. Além disso, o elenco voltou a encarar uma rotina com treinos táticos. Elementos que fazem parte do ‘choque’ de realidade.

“A resposta do time ao Clemer foi sensacional. Ele em pouco tempo conseguiu tirar boa resposta de todos. Foi uma grata surpresa”, disse o diretor de futebol do Inter Marcelo Medeiros.

O termo surpresa pode se justificar pelo fato de que Clemer jamais havia assumido o posto de técnico interino antes. E três semanas atrás ainda era o comandante do time sub-17 do Colorado.

“Se os jogadores não quiserem, não adianta. Precisamos da entrega dos jogadores. Eles têm que ter a consciência disso e precisam estar bem. Senão não adianta eu falar de posicionamento. Colocar dentro do campo, mostrar vídeo, senão, não acontece. E o anímico do jogador é importante demais”, comentou Clemer.

Com o ex-goleiro o choque de realidade foi como um motor. A primeira engrenagem acionada foi dentro do vestiário, quando conversou com D’Alessandro, Leandro Damião, Muriel e Willians. Um papo para transmitir confiança, garantir apoio.

A segunda peça ligada foi dentro de campo, com um treinamento tático onde pediu atenção na saída de bola. E cobrou, reiteradas vezes, extremo cuidado defensivo.

“A repetição é importante, para o torcedor dar confiança para o jogador. Para o torcedor saber quem é o time do Inter. Claro, lá para frente pode mudar uma coisa ou outra. Mas a repetição, aqui, é importante. O jogador se sente bem com o companheiro que está do lado. Quanto mais der sequência, vamos ter resultado”, discursou Clemer.