Topo

Flu sofre com 'vazio' na esquerda e estuda volta de Felipe à lateral

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/10/2013 06h00

As lesões dos laterais esquerdos Carlinhos e Ronan gerou uma dor de cabeça para o Fluminense. O técnico Vanderlei Luxemburgo chegou a ter de improvisar o lateral direito Igor Julião no setor, mas já cogita escalar o veterano Felipe em sua posição de origem diante das atuações discretas do jovem e as derrotas por 1 a 0 para Vasco e Internacional nas últimas rodadas.

Contratado pelo Fluminense para ser opção no meio de campo, Felipe disputou o segundo tempo do clássico com o Vasco na lateral esquerda, na última quarta-feira. Existe a possibilidade do apoiador de 36 anos ganhar a vaga de Julião já neste sábado, na partida contra o Grêmio, no Maracanã, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A dúvida da comissão técnica do Fluminense sobre a utilização de Felipe na lateral reside justamente na idade avançada do jogador. A preocupação é que o meia não aguente o ritmo intenso da posição durante uma partida inteira. O setor é um dos mais exigentes do futebol no aspecto físico.

Felipe começou a carreira no Vasco na lateral esquerda, no fim dos anos 90. O jogador participou da campanha do título cruzmaltino na Libertadores em 1998 atuando por aquele setor. O atleta, no entanto, viu sua carreira decolar após começar a atuar no meio de campo, posição em que brilhou jogando em passagens por Flamengo, o próprio Vasco e o Fluminense.

No ano passado, no Vasco, o jogador chegou a ser usado no setor por Cristóvão Borges. Felipe deixou o Cruzmaltino por conta de seu alto salário e contratado para o Fluminense para suprir a necessidade de uma opção para o banco de reservas no meio de campo. O atleta, no entanto, pode ganhar espaço justamente atuando na lateral.

Felipe aumentou significativamente sua participação nos jogos do Fluminense após a chegada de Vanderlei Luxemburgo. O meia atuou em 18 jogos dos 20 em que o Tricolor foi comandado pelo treinador. Ele foi titular por apenas sete oportunidades, sem terminar nenhuma partida, mas já ganhou elogios do comandante.

A lateral esquerda pode ser uma opção para que Felipe continue sendo escalado no Fluminense. No meio-campo, o jogador tem perdido a disputa por uma vaga para o jovem Rafinha, que caiu nas graças de Vanderlei Luxemburgo. A revelação tricolor renovou contrato nesta semana com o clube até o fim de 2016, com direito a reajuste salarial e aumento da multa rescisória.

Já o compromisso de Felipe com o Fluminense está próximo do fim. Mesmo com o crescimento desde a chegada de Luxemburgo, há dois meses, a tendência é que o meia não siga no Tricolor para 2014. Ele é considerado um atleta caro para o clube, que planeja enxugar os gastos na próxima temporada.