Topo

Danilo falha como armador e fica com a bola por só 30 segundos no clássico

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

14/10/2013 06h00

Diante do São Paulo, Tite escalou três volantes e colocou Danilo como único homem de armação no meio do Corinthians. Não deu certo. Em má fase, o camisa 20 só ficou com a bola nos pés por 30 segundos ao longo do tempo em que esteve em campo, errou passes demais e não contribuiu para o ataque da sua equipe, que mais uma vez passou em branco.

Os dados fazem parte do novo pacote de estatísticas do Placar UOL Esporte, que mostrou detalhes do clássico do último domingo, que terminou 0 a 0.

Entre todos os corintianos em campo, Danilo foi o segundo que passou menos tempo com a bola, superando apenas o volante Ibson, que entrou apenas aos 30 minutos do segundo tempo. O meia também cometeu muitos erros e só acertou oito dos 18 passes que tentou enquanto esteve em campo.

A comparação com os principais são-paulinos põe Danilo em ampla desvantagem. Maicon, principal armador do time tricolor no último domingo, foi quem mais ficou com a bola no pé, por 2min43s. Além disso, ele foi acionado em 60 oportunidades, contra 18 do meia corintiano.

O resultado dessa disputa foi prejudicial para o Corinthians. Enquanto Maicon deixou companheiros como Ademílson e Aloísio em boas condições no ataque, Danilo não participou de nenhuma das principais jogadas de perigo de sua equipe. Pior que isso, foi justamente seu substituto, Diego Macedo, quem colocou a equipe nas melhores situações.

Em 33 minutos em campo, o lateral jogou improvisado na meia, ficou com a bola no pé por 36 segundos e deu passes que por pouco não viraram gols para Emerson e Paulo André.

VEJA EM DETALHES AS ESTATÍSTICAS DE DANILO

O problema com Danilo vai além do clássico do último domingo. O meia vem mal desde o início do semestre, chegou a perder espaço no time para Douglas e nem seu histórico decisivo está passando despercebido pela torcida. Não por acaso, ele não entrou na lista de Tite, que apontou os jogadores que podem mudar o rumo do Corinthians no Brasileiro.

“Vai acontecer na hora que as possiblidades do meio para frente retornarem. Pato, Guerrero e Renato Augusto. O processo de criação é sempre mais difícil. Hoje conseguimos melhorar com o Macedo, que há dez dias não estava aqui”, disse Tite.

Na visão da comissão técnica, Danilo, aos 34 anos, é um dos maiores prejudicados pela temporada extenuante do Corinthians. Em 2013, o calendário apertado e as lesões de Renato Augusto fizeram o veterano entrar em campo em 51 oportunidades. Embora não tenha se machucado, ele sente o desgaste e já vem se revezando com Douglas como armador. 

ANÁLISE DOS BLOGUEIROS

  • Juca: O Majestoso acabou sem gols, sem majestade, mas com gostinho de vitória para o Corinthians e enorme derrota para o Mito, em seu provável último clássico.

  • Birner: Cassio foi o mito e Rogério Ceni o vilão no empate de São Paulo e Corinthians. De novo o veterano goleiro falhou no jogo importante.

  • Menon: Rogério bate porque os outros não treinam ou os outros não treinam porque só Rogério bate?