Topo

Dupla não fecha treinos, mas esconde times e cria 'Gre-Nal do mistério'

Do UOL, em Porto Alegre

20/10/2013 13h02

O Gre-Nal de número 398 foi diferente da maioria dos disputados nos últimos anos. Geralmente, o maior clássico do Rio Grande do Sul é marcado por treinos fechados, departamentos médicos evitando revelar informações sobre lesionados e por todos os expedientes possíveis para confundir o técnico adversário. A preparação para o segundo do Campeonato Brasileiro foi com todos os treinamentos abertos, mas nem assim os treinadores abandonaram o mistério nas escalações.

No Grêmio, o técnico Renato Gaúcho não fechou nenhuma atividade, algo comum em véspera de jogos importantes. O comandante, no máximo, foi alertado pela segurança do clube sobre a presença de supostos 'espiões' na atividade de sexta-feira. Mas mesmo que os suspeitos relatassem a Clemer o que ocorreu na atividade em nada ajudariam, pois nenhum treino mostrou time.

Na quinta-feira, o Grêmio fez um regenerativo. Na sexta, trabalho técnico de posse de bola. No sábado o tradicional recreativo e domingo encara o Inter sem coletivos ou treinos táticos realizados.

"Eu monto minha equipe de acordo com minha cabeça, não penso no que o Inter está fazendo. Respeito o Inter da maneira que joga, pelo que tem mostrado em campo. Nós temos alguns esquemas, um será utilizado independente do adversário, e vocês só vão saber 45 minutos antes do jogo", disse Renato.

Sem Rhodolfo, lesionado, a única dúvida do Grêmio também carrega uma mudança de esquema. Se optar pela entrada de Vargas, a formação adotada será o 4-3-3. Se Saimon substituir Rhodolfo, o 3-5-2 será mantido com o chileno na reserva.

Já o Internacional retornou de São Paulo, na quinta-feira, onde no dia anterior enfrentou o Santos, na Vila Belmiro, e a comissão técnica deu folga geral para o grupo titular. Sem um local apropriado para fechar a atividade, já que o Beira-Rio está em reforma, Clemer optou por preservar os jogadores da desgastante sequência de jogos e aumentar o mistério sobre o time

Na sexta-feira, treino regenerativo, com apenas Leandro Damião treinando com bola ao lado de Forlán, que retornou da seleção, e Otávio, que estava suspenso. No sábado, trabalho tático, com campo reduzido e com três equipes. Apesar de afirmar depois do jogo contra o Santos que não esconderia o time, mudou de estratégia e evitou revelar os titulares.

"O time não está definido. Temos jogadores sentindo o cansaço e dores musculares. Temos várias opções também. O Forlán que está treinando muito bem, o He-Man está voltando a sua forma", disse Clemer na sexta-feira.

Sem índio, lesionado, Jackson permanece na defesa. As principais dúvidas de Clemer estão no meio de campo, entre Jorge Henrique e Alex e no ataque. Otávio, Forlán e Scocco são as opções para companheiro de Leandro Damião. Apesar do artigo 72 do regulamento geral das competições da CBF obrigar os clubes a divulgarem as escalações 45 minutos antes do início das partidas, provavelmente, o mistério irá até momentos antes dos times entrarem em campo, como é praxe em Gre-Nais.

O Gre-Nal está marcado para as 16h, no estádio Centenário, em Caxias do Sul. Com a vitória do Santos sobre o Náutico, o Inter caiu para a nona colocação com 41 pontos. O Grêmio segue na segunda posição com 52 pontos.