Topo

Baixas na reta final do Brasileirão viram preocupação no Cruzeiro

Dionizio Oliveira

24/10/2013 11h20

O desgaste físico virou uma das principais preocupações na Toca da Raposa e é um dos fatores que explicam a queda de rendimento da equipe nos últimos jogos. Além disso, a maratona de partidas provocou duas baixas significativas para o técnico Marcelo Oliveira: o zagueiro Bruno Rodrigo e o meia Ricardo Goulart.

O zagueiro sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda e Ricardo Goulart, uma contusão na panturrilha esquerda. Ambos não enfrentam o Criciúma no próximo sábado, às 18h30, no Mineirão, em jogo válido pela 31ª rodada do Brasileirão.

Os dois jogadores podem ser considerados peças fundamentais no esquema de Marcelo Oliveira. Bruno Rodrigo é um dos pilares defensivos da equipe e atuou em 29 dos 30 jogos da equipe no Brasileirão. A única vez que o zagueiro ficou de fora foi no jogo contra o Vitória, pela 15ª rodada, em que o Cruzeiro goleou por 5 a 1.

Já Ricardo Goulart ganhou espaço após a negociação de Diego Souza com o Metalist, da Ucrânia, logo depois da paralisação para a Copa das Confederações, se tornou titular absoluto, disputou 27 partidas e é o artilheiro da equipe na competição com oito gols.

Everton Ribeiro lamentou a ausência do seu principal companheiro na armação das jogadas, mas ressaltou a qualidade do grupo. “O Ricardo Goulart é um jogador importante, que vem fazendo um bom campeonato, mas a gente tem elenco para isso, para suprir a necessidade quando alguém tiver fora”, disse.

O armador entende que com o acúmulo de partidas o risco de contusões fica maior nessa altura da temporada, quando restam apenas oito partidas para o Cruzeiro, que já disputou 52 jogos oficiais em 2013. "Tivemos poucas contusões, nesta final fica mais propício a ter lesões, o que mostra que não é fácil, mas temos que superar. Temos elenco para sempre estar em alto nível", afirmou Everton Ribeiro.

Embora, o elenco seja numeroso e com muitos jogadores que já foram titulares em outras ocasiões, as lesões servem de alerta e precaução com o estado físico dos jogadores. Por conta disso, a comissão técnica moderou os treinamentos nesses dois dias e os titulares fizeram apenas trabalhos na academia.

Nesta quinta-feira o treinador deverá comandar o primeiro coletivo da semana e dar a dica dos prováveis substitutos. Na vaga de Goulart, Elber, Dagoberto, Alisson e até Júlio Baptista, que se recuperou recentemente, são opções. Já para a zaga o treinador tem Léo, Paulão e Victorino à disposição. O mais provável é que Léo volte à equipe.