Topo

Cícero aposta em equilíbrio tático para superar 'difícil defesa' do Corinthians

Cícero é o artilheiro do Santos no Campeonato Brasileiro, com dez gols marcados - Ricardo Saibun/Divulgação/Santos FC
Cícero é o artilheiro do Santos no Campeonato Brasileiro, com dez gols marcados Imagem: Ricardo Saibun/Divulgação/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

24/10/2013 18h43

O volante Cícero expôs a preocupação do Santos em vazar a defesa do Corinthians, a melhor do Campeonato Brasileiro, com apenas 18 gols sofridos. No entanto, o artilheiro santista na competição, com dez gols, destaca o equilíbrio tático de sua equipe como a principal “arma” para vencer o rival.

Corinthians e Santos se enfrentam neste domingo, no estádio Adhemar de Barros, em Araraquara, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.

“O bom é que está tendo consistência defensiva, que começa na frente e vai lá atrás. O bom é achar equilíbrio. Quando não der para fazer dois, três, vamos fazer um e eles segurarem lá (defesa). O Corinthians é difícil de ser batido, melhor defesa. Mas a nossa (defesa) esta por ali. Mantendo isso e tendo aproveitamento do meio para frente, tem boa chance de ganhar a partida”, afirmou Cícero.

O Santos está motivado no Brasileirão. Após encarar três derrotas em quatro rodadas, a equipe santista somou sete dos nove pontos disputados nas últimas rodadas – diante de Ponte Preta, Internacional e Náutico. O time é o 8º colocado, com 43 pontos ganhos contra 40 do Corinthians, que joga no meio desta semana diante do Grêmio, pelas quartas de final Copa do Brasil.

Os jogadores do Santos não descartam a possibilidade de o time terminar a competição no G-4, grupo que garante uma vaga na Copa Libertadores da América do próximo ano. No entanto, o discurso é de cautela entre atletas e comissão técnica.

"Temos que procurar ir passo a passo. Não está tão difícil como antes, mas, também, não está fácil. Primeiro, nós temos que pensar em encostar lá na parte de cima da tabela. Depois, nas rodadas finais, embalar para mostrarmos que temos condições de brigar para chegar ao G-4", disse.

O técnico Claudinei Oliveira deve escalar o mesmo time que goleou o Náutico por 5 a 1, no último sábado, em Pernambuco. O lateral direito Cicinho foi poupado das atividades nesta semana por causa de dores abdominais e está sendo monitorado para atuar no clássico. Segundo previsão do departamento médico do clube, o lateral deve treinar nesta sexta-feira. Cicinho

Desta forma, o Santos deve enfrentar o Corinthians com a seguinte escalação: Aranha, Cicinho, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Mena; Alison, Arouca, Cícero e Montillo; Everton Costa e Thiago Ribeiro.