Topo

Internacional se apega a matemática e não desiste da vaga para Libertadores

Do UOL, em Porto Alegre

25/10/2013 20h08

As chances são pequenas, mas o Internacional se nega a abandonar a luta por uma vaga para próxima edição da Libertadores via Campeonato Brasileiro. Direção, comissão técnica e jogadores fazem coro que só irão desistir da competição sul-americana quando não houver mais possibilidades matemáticas. Fato que ainda não ocorreu.

De acordo com o site Chance de Gol, após 30 rodadas disputadas do nacional, a equipe comandada por Clemer tem 2,2% chances de chegar ao G-4. Apesar de todos considerarem muito difícil a situação, o discurso é de pensar jogo a jogo e somar o maior número de pontos possíveis até a última rodada.

“Minha maior motivação é ser treinador do Internacional. Temos chance? Enquanto tivermos chances, vamos dar a vida para chegar no G-4. Vamos focar em somar pontos. Quanto mais conseguirmos, mais próximos ficaremos da classificação [para a Libertadores]. O mais importante é que o time sabe que evoluiu bastante”, afirmou Clemer.

Para conseguir o improvável, o Internacional terá que vencer praticamente os oito jogos restantes e ainda depender de resultados paralelos dos clubes que estão na frente da tabela. O problema é que até agora na temporada, os gaúchos ainda não conseguiu superar a marca de quatro vitórias seguidas obtidas em julho, contra Vasco, Fluminense, Flamengo e São Paulo.

Depois disso, em apenas uma oportunidade, o Colorado venceu duas seguidas, contra Corinthians e Ponte Preta. Com Clemer, em cinco partidas, o Inter conquistou duas vitórias, empatou duas vezes e perdeu uma, ficando com um aproveitamento de 46,6%. Para atingir o objetivo, terá que praticamente dobrar o índice obtido até o momento.

“Vamos brigar nos últimos jogos por uma vaga no G-4. A pontuação é um pouquinho longe do que a gente pretendia. Mas agora temos uma competição só e vamos focar só nisso. Terminar o campeonato da melhor maneira. O torcedor sempre quer ver o time da melhor maneira”, declarou o capitão D’Alessandro. “Não falamos em hipótese. Não estamos fora da Libertadores e seguimos lutando”, afirmou o diretor de futebol, Marcelo Medeiros.

Existe ainda a possibilidade do Atlético-MG ficar entre os quatro primeiros e aumentar uma vaga para a Libertadores via o Brasileiro. Outra possibilidade é um dos adversários que estão à frente na tabela vencer a Copa do Brasil e também aumentar o número de classificados para a competição sul-americana. Porém, o pensamento é evitar fazer projeções e buscar as vitórias a partir de domingo, às 16h, contra o São Paulo, no estádio Centenário.

O jogo é considerado um confronto direto, pois o Inter tem 42 pontos, dois a mais que o adversário paulista. Após a folga na quinta, o grupo se reapresenta nesta sexta-feira, às 9h30, no CT do Parque Gigante.