Topo

Para encurtar caminho do título, Cruzeiro tem que voltar a vencer fora de casa

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

03/11/2013 06h00

Com 12 pontos de vantagem para os vice-líderes Botafogo e Grêmio, o Cruzeiro está muito próximo de conquistar tricampeonato. Para garantir a taça matematicamente, sem tropeços dos principais concorrentes, são necessárias apenas três vitórias. Os jogadores não escondem a vontade de conquistar o título o quanto antes e, para isso, precisam vencer o Santos, neste domingo, às 17h, na Vila Belmiro.

O time celeste não obteve sucesso nas duas últimas partidas longe do Mineirão. A equipe foi derrotada pelo Coritiba, na 30ª rodada, por 2 a 1, e também perdeu para o rival Atlético-MG, por 1 a 0, na 28ª rodada, atuando no Independência. A última vitória cruzeirense fora de casa foi no jogo contra o Náutico, pela 26ª rodada, na Arena Pernambuco. Na ocasião o time goleou o lanterna, por 4 a 1, com gols de Ricardo Goulart (duas vezes), Everton Ribeiro e Mayke.

O técnico Marcelo Oliveira acredita que faltou um pouco mais de zelo nos momentos de decisão e espera que isso não se repita nos próximos jogos. “(Precisa de) uma atenção maior para minimizar o erro, em ambos os jogos o Cruzeiro chegou bem e não concretizou. Então tem que ter poder de decisão, é hora de decidir o campeonato com tranquilidade e concentração”, afirmou o treinador celeste.

A aposta dos cruzeirenses para voltar a triunfar longe de seus domínios é manter a postura ofensiva mesmo fora de casa. “A gente procura jogar da mesma maneira, dentro e fora de casa. Sempre tentando se precaver, mas a gente continua buscando o gol, atacando o adversário. Vamos fazer isso na Vila Belmiro e buscar a vitória também”, disse o lateral-direito Ceará.

Apesar dos tropeços recentes, o time ainda possui a melhor campanha como visitante da competição com 53% de aproveitamento muito em função dessa volúpia ofensiva. Ao lado do Atlético-PR, é a equipe que mais gols marcou fora de casa, com 24 tentos assinalados. Além disso, também é o time que mais venceu (sete vezes) e menos perdeu (cinco derrotas ao lado de Grêmio, São Paulo e Botafogo).

Essas derrotas recentes aconteceram justamente no momento de instabilidade da equipe na competição, em que perdeu três jogos em quatro. No entanto, o atacante Borges vê o time retomando o ritmo que o levou à liderança e espera que isso se confirme diante do Santos, seu ex-clube.

“O Cruzeiro tem um padrão definido em toda a temporada, se caracterizou por jogar com a bola e sem ela todo mundo marcando. A gente está recuperando isso. Esperamos que não cedamos espaços para o adversário e que possamos jogar bem quando tiver a bola”, comentou o artilheiro.

Um triunfo sobre os paulistas é visto como fundamental na caminhada cruzeirense para o título, pois assim aumentaria as possibilidades do time ser campeão contra o Grêmio. A partida é aguardada com muita expectativa pelos jogadores e pela torcida, já que mais de 33 mil pessoas garantiram presença para o duelo.

Mesmo alertando para os perigos da ansiedade, o técnico Marcelo Oliveira torce para que a coquista possa ser já no confronto diante dos gaúchos. “Nada acontece fora de hora, temos que ter muito cuidado, ir trabalhando muito, buscando as vitórias o mais rápido possível para que se possa antecipadamente comemorar”, declarou Marcelo Oliveira.

Além de vencer Santos e Grêmio, o Cruzeiro precisa torcer por uma derrota do Botafogo nos próximos dois jogos e um empate do Atlético-PR. Caso empate ou perca, o time terá que secar os concorrentes para manter as chances de título na próxima rodada, pois se Grêmio, Botafogo ou Atlético-PR aí não existiria mais a possibilidade de ser campeão na 33ª rodada.