Lateral diz que Botafogo queimou gordura e prevê finais por Libertadores

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

Julio Cesar, lateral esquerdo
Julio Cesar, lateral esquerdo

O Botafogo está na zona de classificação para a Libertadores desde a 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. Porém, o time poderá deixar o G-4 pela primeira vez em cinco meses caso o Goiás vença o Flamengo neste sábado. Experiente, Julio Cesar lamenta o fim da vantagem do Alvinegro e prevê seis finais para que a equipe conquiste a classificação para a competição internacional.

"Nossa gordura acabou. Agora não tem mais jeito. Todos jogos são finais. Temos que conseguir a vitória contra o Inter. Mas temos que esquecer os outros e pensar no Botafogo, pois só dependemos da gente. Isso é o mais importante", disse o lateral esquerdo.

Mas ao mesmo tempo em que o Botafogo, com 53 pontos, está a um ponto do quinto colocado – Goiás, com 52 –, vê uma curta diferença para o Atlético-PR, vice-líder com 55. E é justamente esse o objetivo do Alvinegro. Voltar a vencer, para reassumir a segunda colocação, para conquistar uma vaga direto na Libertadores.

"A meta é essa, estamos de olho nisso. O pensamento de todos é chegar mais próximo do Cruzeiro. O vice entra direto. Todos que estão com essa oportunidade pesam nisso. Isso é muito importante e o grupo está ciente. Estamos prontos. São dois pontos do vice-líder e vamos buscá-los", afirmou.

Para buscar a vice-liderança, o Botafogo terá que recuperar o bom futebol. Julio Cesar minimiza a má fase da equipe, mas diz que os jogadores do Alvinegro devem falar menos e jogar mais neste momento delicado da temporada.

"Vários fatores contribuíram para a queda de rendimento. Saída de jogadores, maratona de jogos. Mas não é só o Botafogo. Todos os times, menos o Cruzeiro, estão oscilando. O restante está na mesma batida. Perdemos a gordura que acumulamos no primeiro turno. Agora é trabalhar, falar menos e voltar a ganhar, que é o que precisamos", finalizou.

E a partida contra o Internacional neste domingo, às 17h, ganhou contornos dramáticos após a derrota para o Goiás, que chegou aos 52 pontos e se aproximou ao Botafogo, com 53. O Esmeraldino entra em campo no sábado, quando medirá forças com o Flamengo, no Maracanã. Caso o rival vença, o Alvinegro poderá sair do G-4 após cinco meses.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos