Topo

Vasco tem volta de Bernardo e Guiñazu após ausências que somam 9 meses

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/11/2013 06h00

A torcida do Vasco verá duas novidades neste domingo, quando o time enfrenta o Santos às 19h30, no Maracanã. O meia Bernardo e o volante Guiñazu voltam a ser relacionados após se recuperarem de duas graves lesões. A ausência dos dois jogadores, somada, chega a nove meses. A tendência é que nenhum deles comece como titular.

Bernardo foi o primeiro a se contundir, antes mesmo do início do Campeonato Brasileiro, passando por uma cirurgia após lesionar ligamentos do joelho esquerdo. Ele não entra em campo desde 13 de abril, pelo Campeonato Carioca.

O jogador chegou a ser considerado carta fora do baralho após polêmicas como o espancamento que sofreu em uma favela do Rio de Janeiro e o abuso nas noitadas. Porém, por conta da má fase a equipe e a carência de armadores, o jogador ganhou uma oportunidade após se recuperar.

A ausência do volante Guiñazu é menor, mas foi lamentada diversas vezes pelo departamento de futebol. O jogador é um dos líderes do grupo e chegou a se concentrar mesmo sem condições de entrar em campo. O argentino sofreu estiramento na coxa direita em sua estreia e não joga desde agosto.

Ele até ficou no banco na derrota por 2 a 0 para o Goiás, no dia 17 de outubro, mas não tinha nenhuma condições de atuar e apenas apoiou os companheiros.

Na última terça-feira, o médico do Vasco, Cláudio de Luca, comentou a situação clínica da dupla. Ele disse que apesar de aptos, eles ainda terão que aprimorar detalhes da parte física.

"O Bernardo já tem condições de jogar, mas ainda precisa apenas perder um ou dois quilos. O Guiñazu também está ótimo, porém sofreu uma grave lesão grave e precisamos de cautela. Ainda existe uma discreta diferença de tamanho entre uma coxa e outra", declarou.

Bernardo fez 15 partidas pelo Vasco em 2013, todas pelo Campeonato Carioca, com sete gols marcados. Já o volante Guiñazu se machucou bem em sua estreia pelo Cruzmaltino, na derrota para o Botafogo. Ele estava atuando no Libertad, do Paraguai, antes de ser contratado para reforçar o elenco vascaíno.

E o retorno aos gramados da dupla pode acontecer diante de recorde vascaíno. A expectativa da diretoria é que o Maracanã receba 70 mil pessoas para empurrar a equipe na luta contra o rebaixamento. Além disso, o meia Juninho Pernambucano treinou normalmente na manhã deste sábado, em São Januário. Com isso, o jogador é presença confirmada no confronto com o time paulista.

O Cruzmaltino tem grandes chances de sair da zona de rebaixamento neste final de semana. Caso vença o Santos, o time depende apenas de um tropeço do Bahia ou do Fluminense para sair da área de perigo da tabela. Na 17ª posição, o Vasco tem os mesmos 36 pontos do Tricolor, enquanto o time baiano tem 38.

TORCIDA DO VASCO QUASE ESGOTA INGRESSOS EM UM DIA