Topo

Clemer promove 'renovação forçada' e usa décimo garoto em um mês no Inter

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

13/11/2013 06h00

A tão sonhada renovação do elenco por linhas tortas. Em 40 dias, Clemer promoveu uma mudança no elenco principal do Internacional. Com lesões e suspensões, o técnico chamou 10 jovens das categorias de base para as mais diversas condições. De meros reservas até nomes para o time titular.

O grande legado de Clemer começou logo no primeiro treino, às vésperas do confronto com o Fluminense. De cara, treinador chamou três jovens para compor o grupo: o zagueiro Thales, o meia Valdívia e o atacante Nathan.

Depois de completar o elenco, Clemer foi atrás de um volante para suprir uma carência. Com Ygor e Josimar fora de combate, João Afonso subiu para o time profissional. E virou titular contra o Santos. Desde então, não saiu mais da equipe.

Mais tarde também foram promovidos os volantes Jair e Nathan Índio. Além dos meias Fernando Baiano – considerado uma das joias dos times de base do Colorado, e Alex Santana. E nesta semana, com a lesão de Ednei, Clemer pode até recorrer ao lateral direito Diogo, que seria o décimo primeiro jovem chamado pelo ex-goleiro.

A utilização de garotos e o conhecimento profundo das categorias de base, onde trabalha desde 2011, são os alicerces da campanha de Clemer para permanecer em 2014. E com a ideia de reduzir o número de medalhões no elenco, o antigo camisa 1 ganhou força junto aos torcedores.

“Jogando aqui no Internacional eu acredito que não tem como ficar sem motivação. A cobrança é grande, o torcedor cobra e nós também. Temos que estar motivados. O Inter vive de vitórias. Não tem como estar desmotivado em um clube como esse aqui”, disse Clemer.

Para a diretoria, a renovação forçada é bem vista. Os jogos finais do Campeonato Brasileiro são considerados como um vestibular para os jovens – que podem permanecer no grupo principal em 2014.

“O Clemer tem profundo conhecimento das categorias de base, já chamou garotos de valor. Foi uma grata surpresa a maneira como ele respondeu ao nosso chamado. O resultado que apresentou”, comentou o diretor de futebol Marcelo Medeiros.

Contra o Atlético-MG, na quinta-feira, o Internacional pode começar a partida com um time recheado de jovens. E com seis atletas oriundos da base, entre eles Muriel, Alan e Otávio – afirmados na equipe anteriormente.