Topo

Reformulação no elenco do Corinthians esbarra em contratos longos

Danilo tem contrato até julho de 2014, mas pode ser liberado no começo da temporada - Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians
Danilo tem contrato até julho de 2014, mas pode ser liberado no começo da temporada Imagem: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

Lucas Tieppo

Do UOL, em São Paulo

19/11/2013 06h00

Após definir que Tite não seguirá no clube para 2014 e alinhavar um acordo verbal com Mano Menezes, a diretoria do Corinthians terá como meta avaliar o elenco alvinegro para a próxima temporada e alguns dos ‘medalhões’ estão em perigo, mas grande parte deles respaldados por contratos longos.

O clube entende ser necessária uma reformulação no elenco após um segundo semestre com resultados decepcionantes e jogadores como Emerson, Danilo, Ibson Douglas e Alexandre Pato podem ser negociados. Nenhum deles, no entanto, nenhum destes contratos termina dezembro.

No atual elenco alvinegro, apenas três jogadores têm contrato até o final deste ano: Alessandro, Maldonado e o chinês Zizao. O primeiro ainda não definiu se irá se aposentar ou não, enquanto os dois últimos não fazem parte dos planos da diretoria e serão liberados para procurarem outro clube.

O restante do elenco tem vínculos mais longos, o que seria algo bom caso os jogadores estivessem em boa fase.

Alexandre Pato tem situação ainda mais complicada, já que é visto como negociável desde que errou o pênalti com ‘cavadinha’ contra o Grêmio, mas o Corinthians só admite uma saída caso apareça uma proposta vantajosa e próxima dos R$ 40 milhões gastos no início do ano. Seu contrato vai até dezembro de 2016.

Emerson Sheik assinou no meio da temporada uma renovação de contrato até 31 de julho de 2015, já não tem tanto mercado para uma negociação e dificilmente renderia dinheiro para o clube. Já Ibson tem vínculo até o fim de 2014, enquanto Douglas fica no Corinthians até fevereiro de 2015.

A linha a ser adotada pela direção é buscar uma rescisão amigável caso apareçam equipes interessadas no futebol do trio.

Já Danilo tem situação mais fácil de ser contornada. O meia tem contrato até julho do próximo ano e pode até ser liberado de graça no início da temporada.

Outro que não deve seguir no clube em 2014 é o goleiro Julio Cesar. Adorado pelos outros jogadores por estar no clube desde as categorias de base, pesa a favor da saída o fato de ele não jogar.

Cassio é titular absoluto, Walter mostrou serviço nas últimas rodadas e Danilo Fernandes é considerado o terceiro goleiro.

Roberto de Andrade, diretor de futebol, e Duílio Monteiro Alves, diretor-adjunto de futebol,  foram procurados para comentarem a reformulação do elenco, mas não atenderam às ligações. Edu Gaspar, gerente de futebol, atendeu a ligação, mas disse que não poderia falar no momento.