Topo

Após título, Cruzeirenses ouvem 'cobranças' e focam Libertadores

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

21/11/2013 06h00

Nem bem conquistou o tricampeonato brasileiro, o Cruzeiro já começou a se mobilizar para a disputa da Libertadores, principal meta do clube em 2014. Jogadores e dirigentes já convivem com cobranças da torcida e demonstram que estão ligados na busca pelo terceiro título do torneio continental.

“Muitos torcedores cobram, antes até de finalizar o campeonato (Brasileiro) já tinha gente tão confiante pedindo o tri da Libertadores. Vamos tentar, o Cruzeiro tem time para isso e vamos continuar nessa pegada", observou Everton Ribeiro, um dos destaques da conquista do Brasileirão.

A última participação do Cruzeiro na Libertadores ocorreu em 2011, quando foi eliminado nas oitavas de final para o Once Caldas. Na época, o Cruzeiro era dirigido por Cuca e a desclassificação acabou tendo um impacto negativo no restante da temporada, quando o time foi desmanchando aos poucos, o técnico deixou o clube e a equipe ficou até a última rodada do Brasileirão lutando contra o rebaixamento.

No entanto, o zagueiro Bruno Rodrigo espera uma história bem diferente na próxima temporada e vê o atual elenco do Cruzeiro em condições de buscar o título da competição. Ele tem experiência no torneio sul-americano e já levantou o caneco em 2010, quando defendia o Santos. 

"Acho que tem, conquistou agora o Brasileiro que é muito difícil, a Libertadores também é muito difícil de se jogar, com jogo em casa e fora, é um clima diferente, mas acho que o Cruzeiro tem jogadores de qualidade, de experiência, sem dúvida vai fazer o melhor para que a gente possa brigar pelo título, não só a Libertadores, como o Mineiro e o Brasileiro também", disse o jogador, que já tem um acerto com o clube para a renovação de contrato.

A permanência do jogador era uma das prioridades da diretoria, que já se movimenta nos bastidores para entrar firme na próxima temporada e buscar o tricampeonato da Libertadores, o principal objetivo do clube no ano que vem. O primeiro passo foi manter o técnico Marcelo Oliveira, que renovou o contrato, que agora vai até o final de 2014. 

O treinador é considerado por muitos o principal responsável pelo bom desenvolvimento da equipe durante a temporada. "O professor soube tirar o melhor de cada um, espero que ano que vem a equipe possa continuar assim, dando o seu máximo", destacou Bruno Rodrigo.

Além de Marcelo e Bruno Rodrigo, o diretor de futebol, Alexandre Mattos, garantiu a permanência em 2014. O dirigente implantou uma política agressiva de contratações em 2013 e junto com a comissão técnica formou o elenco campeão brasileiro. Para 2014, ele já adiantou a intenção de manter a base do time e buscar reforços pontuais.

Nos bastidores, pessoas ligadas ao jovem jogador Marlone, do Vasco, dão como certa a transferência do meia para Belo Horizonte. Contudo, a diretoria diz que vai esperar o término da competição para definir a situação de alguns jogadores que estão no elenco, com o caso de Paulão, Luan e Souza, e buscar atletas em outras equipes do Brasil.

Enquanto isso, dentro de campo os jogadores considerados reservas tentam aproveitar as três rodadas finais para permanecer no grupo para o ano que vem e disputar a Libertadores. "Espero continuar no grupo, a gente não sabe como vai ser as coisas no final do ano, quero continuar fazendo história no Cruzeiro", disse o jovem atacante Vinícius Araújo.

"É um time que me revelou, tenho um carinho enorme. Estou feliz e ano que vem promete muita coisa, quem sabe a gente vai em busca da Libertadores que é tão difícil quanto o Brasileiro. Mas a gente tem que sonhar alto e que sabe eu não possa fazer gols na Libertadores", acrescentou o camisa 30.