Topo

Santos descarta Zinho como interino e estipula teto salarial para treinador

Zinho, gerente de futebol do Santos, está descartado para a função de treinador - Ricardo Saibun/ SantosFC
Zinho, gerente de futebol do Santos, está descartado para a função de treinador Imagem: Ricardo Saibun/ SantosFC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

21/11/2013 17h58

A diretoria do Santos espera anunciar o mais rápido possível a contratação de um novo treinador no mercado. O Comitê Gestor, inclusive, já avisou que não existe nenhuma possibilidade do gerente de futebol, Zinho, assumir o cargo interinamente após a saída de Claudinei Oliveira, que ocorrerá depois do término do Campeonato Brasileiro.

“Possibilidade nenhuma do Zinho assumir como técnico. Desde que contratamos o Zinho, em nenhum momento ele ocuparia o cargo de técnico. É bom que fique claro: quem é técnico é técnico e quem é gerente é gerente”, afirmou o presidente do Santos, Odílio Rodrigues.

Para contratar um novo treinador, o Santos também estipulou um teto salarial. O próximo técnico não receberá mais do que R$ 350 mil mensais, valor definido pelo Comitê Gestor do clube. O montante é o mesmo que o clube paga mensalmente para quitar a multa rescisória de Muricy Ramalho, que recebia R$ 700 mil mensais e foi demitido no dia 31 de maio deste ano.

"Estamos fugindo desses rótulos (de técnico com 'DNA ofensivo'). Queremos alguém que trabalhe com a base, alguém que acredite nos jovens jogadores. Buscamos um nome que cobre um salário compatível com o que os clubes podem pagar para os técnicos. Alguém que, em termos de equipe, tenha a exigência daquilo que o Santos aceita, mas aí tem a experiência que tenha um bom currículo", disse o dirigente.

"Pretendemos anunciar rapidamente um novo técnico. O perfil do treinador precisa ser estabelecido por limites", completou.

O dirigente santista não descartou a contratação de Ney Franco, que tem contrato com o Vitória até o fim de 2014 e, inclusive, revelou que precisa pagar a multa rescisória do treinador, avaliada em euros.

"Não dá pra excluir (Ney Franco), mas com certeza a gente não tem nada entabulado com Ney Franco e nem com o Paulo Autuori. A chance dele (Ney Franco) é igual a dos outros. A multa dele é alta, é em euros, inclusive. Mas é um bom nome. O Santos pretende anunciar rápido o novo treinador", disse o presidente santista.

Claudinei Oliveira comandará a equipe santista nas últimas três rodadas da competição – contra Fluminense, Atlético-PR e Goiás. O treinador foi campeão pelas categorias sub 15, 17 e 20 e tem como principal título nas categorias de base a conquista da última Copa São Paulo. O treinador comandou a equipe principal em 38 jogos. Foram 14 vitórias, 12 empates e 12 derrotas.