Topo

Souza e Luan 'trocam' título da Série B pela A, mas buscam afirmação no Cruzeiro

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

22/11/2013 06h00

Jogadores do Palmeiras até há pouco tempo, Souza e Luan trocaram o alviverde pelo Cruzeiro em 2013 e ao invés de serem campeões da Série B com o time paulista faturaram o título da primeira divisão com os mineiros. Apesar da conquista coletiva, os dois jogadores terminaram o ano em baixa e foram pouco aproveitados na reta final da competição.

Luan chegou ainda no início da temporada. Depois de amargar a reserva durante todo o Campeonato Mineiro, o atacante aproveitou a brecha no time com a lesão de Dagoberto e assumiu a condição de titular no primeiro turno do Brasileirão, quando disputou oito partidas desde o início e ajudou o Cruzeiro a brigar pela liderança.

O ponto alto do atacante foi no duelo contra o São Paulo, quando marcou os três gols da vitória, por 3 a 0, e contribui para o Cruzeiro quebrar um longo tabu de nove anos sem vencer os tricolores pelo Brasileirão. O jogador chegou a ser artilheiro da equipe no campeonato, mas aí se contundiu na partida de ida contra o Flamengo, pela oitavas de final da Copa do Brasil e ficou um longo período de fora.

Dessa forma, Willian assumiu a condição de titular rapidamente caindo nas graças dos torcedores e, posteriormente, Dagoberto recuperou-se e fez esse revezamento com o Willian em algumas rodadas. Desde que recuperou-se de lesão e voltou a ser relacionado, na 28ª rodada, contra o Atlético-MG, Luan participou de quatro partidas e todas entrando no segundo tempo. Ao todo, o jogador atuou em 15 compromissos no Brasileirão.

Apesar disso, o atacante segue feliz em Belo Horizonte e tem planos de renovar com a equipe. Segundo seu empresário, Giuliano Aranda, o Magrão, também há um interesse do Cruzeiro na permanência do atleta, que está emprestado pelo Palmeiras até o fim da temporada.

“O que posso adiantar é que o Luan está contente no Cruzeiro, já que foi importante na campanha e o Cruzeiro está satisfeito com o atleta, com o perfil de grupo dele, tem interesse na renovação. Vamos esperar para ver se acontece um acerto entre os dois clubes”, disse o agente. 

Já os dirigentes do clube evitam falar em renovações de atletas que estão com o vínculo se encerrando até o fim do campeonato. “Posteriormente em uma reunião com a diretoria e a comissão técnica vamos discutir, ainda temos alguns jogos, temos que respeitar os jogadores que estão aqui. É natural que aconteçam algumas saídas e vindas, vamos analisar tudo com carinho. O que podemos dizer é que o Cruzeiro é grato a todos eles e se for do interesse eles irão permanecer”, afirmou o diretor de futebol Alexandre Mattos, referindo-se a Luan e também a Paulão e Leandro Guerreiro.

  • Washington Alves/Vipcomm

    Vinculado ao Cruzeiro até meados de 2016, Souza quer ter mais chances como titular em 2014

Diferentemente de Luan, Souza tem vínculo com o time mineiro até junho de 2016. Pessoas próximas do jogador garantem que ele está satisfeito na Toca da Raposa II e o próprio jogador já pensa em disputar a Libertadores do ano que vem. Ele viveu situação parecida com a do ex-companheiro de Palmeiras durante a o Brasileirão.

Contratado em maio, Souza começou os treinamentos em julho e fez sua estreia com a camisa celeste durante a intertemporada realizada nos Estados Unidos, no amistoso contra o Strikers, quando o Cruzeiro goleou por 4 a 0. De volta ao Brasil, ele se tornou titular absoluto do técnico Marcelo Oliveira e era o homem das bolas paradas.

No Brasileirão, ele fez nove partidas seguidas como titular até ser expulso na derrota para o Grêmio, por 3 a 1, em Porto Alegre, e ficou fora do duelo contra o Vitória. Ele retornou na partida seguinte contra a Ponte Preta, mas saiu lesionado ainda no primeiro tempo.

Sem o volante, Marcelo Oliveira voltou a dar oportunidades para Lucas Silva, que se firmou na equipe e passou a formar a dupla titular ao lado de Nilton. Nesse período, o meio-campista Henrique, que se recuperou de uma cirurgia no púbis, passou a ser o substituto número 1 na preferência do treinador celeste, que só voltou a usar Souza no último domingo, exatamente um turno depois, no duelo contra a Ponte Preta.

No empate com a Ponte Preta, por 2 a 2, o volante fez seu primeiro gol em 15 jogos pelo clube. Apesar da reserva, Souza se mostrou contente após o jogo e espera ter novas chances nesses jogos finais. “A gente não vinha jogando, mas quer ajudar a fechar um ano feliz para mim e para o Cruzeiro. O Cruzeiro é isso, é uma família. A expectativa é fechar com gols, conseguir o máximo de pontos para bater o recorde do São Paulo”, disse o volante à TV Alterosa.

“É alegria total pelo título, a gente sabe que não é fácil e ficamos felizes com isso”, complementou o volante, que já pensa em disputar a Libertadores do ano que vem. “É sempre uma competição difícil, todo clube sonha em ser campeão e a gente também tem esse sonho. Ano que vem vamos estar fortes para isso”, destacou o camisa 78.