Topo

Gabigol cogita trocar de posição para fugir de concorrência no ataque em 2014

Gabriel Barbosa perdeu espaço em 2013 para Willian José, Everton Costa e companhia - Divulgação/Flickr Santos F.C
Gabriel Barbosa perdeu espaço em 2013 para Willian José, Everton Costa e companhia Imagem: Divulgação/Flickr Santos F.C

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

03/12/2013 17h58

O atacante Gabriel Barbosa, considerado uma das grandes revelações do Santos após a Era Neymar, está ansioso por uma nova fase em sua carreira. Após brilhar ao marcar gols em suas primeiras oportunidades como titular na equipe principal, Gabigol, como é conhecido, pretende mudar de posição para fugir da forte concorrência no ataque em 2014.

"Com o novo treinador, vamos ter que fazer tudo de novo. É um recomeço. Poderá ser um trabalho diferente. Como ele vai querer me usar também, mais fechado ou mais aberto, mas isso aí a gente vai conversando no começo do ano. O importante é estar lá para ajudar", disse o jogador em evento da abertura da loja oficial do clube.

"Ele (novo treinador) pode me escalar até de zagueiro. Sou atacante, pelas pontas. O Claudinei gostava quando eu ficava bem aberto. Com outro treinador, eu posso fechar mais, como fazia na base, vindo buscar a bola, quase como um meia. Estou para ajudar. Na base, eu joguei de meia também. Como fazia muitos gols, me adiantaram para jogar de atacante, e deu muito certo", completou.

Além de amargar a reserva para Thiago Ribeiro, Willian José, Geuvânio e até Everton Costa nesta temporada, Gabriel Barbosa pode ter uma concorrência maior ainda na próxima temporada. Isso porque o Santos pretende trazer, no mínimo, dois atletas renomados no futebol para o setor.

Atualmente, o Santos negocia com o atacante Vargas, que pertence ao Napoli, da Itália, e está emprestado ao Grêmio até o final deste ano. Além do chileno, o Comitê Gestor do clube também iniciou tratativas com o Internacional para trazer Leandro Damião. A diretoria santista, inclusive, ofereceu o volante Arouca para abater o valor de 14 milhões de euros pedido pelos gaúchos.

"Esse ano para mim foi de adaptação: subi, consegui fazer gols, aparecer, treinar, pegar experiência. Acho que ano que vem é o meu ano. Espero ter continuidade no Santos e me firmar, porque 2014 promete", disse.

Gabriel Barbosa pode ser treinado em 2014 por Oswaldo Oliveira. O UOL Esporte apurou que o treinador do Botafogo superou Ney Franco, virou o preferido do Comitê Gestor do clube e, inclusive, já aceitou a proposta salarial oferecida pelo alvinegro praiano. Oswaldinho, como ficou conhecido no futebol, receberá R$ 400 mil mensais caso assine contrato após o término do Campeonato Brasileiro.