Topo

Edu Gaspar encaminha renovação e deve seguir no Corinthians

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

07/12/2013 23h01

Edu Gaspar deve anunciar sua permanência no Corinthians nos próximos dias, já que sua renovação com a direção do clube está encaminhada. Depois de algumas semanas de indefinição, o gerente de futebol permanecerá no cargo em 2014.

Ex-jogador do clube, Edu assumiu o cargo em 2011 e desde então tem feito a ponte entre o elenco e a direção. Ele lida diretamente com os atletas e a comissão técnica, define parte do planejamento do time e serve também como a imagem do Corinthians no exterior, por seu passado de sucesso no futebol europeu.

Seus últimos meses, porém, foram agitados. Edu foi figura central em dois momentos ruins do clube no segundo semestre. Na derrota por 4 a 0 para a Portuguesa, em que Tite chegou a entregar o cargo, ele era o único membro da direção que estava com a delegação em Campo Grande, e coube a ele comunicar o presidente Mário Gobbi, que demoveu o técnico da ideia.

Semanas depois, ele estava novamente sozinho em Porto Alegre quando o Corinthians perdeu por 1 a 0 para o Grêmio e Tite ficou o cargo ameaçado. Na chegada a São Paulo, ele não garantiu a permanência do treinador, o que só aumentou as especulações em torno de uma possível demissão.

Em entrevista ao UOL Esporte em novembro, Edu e Roberto de Andrade, diretor de futebol, não garantiram a sequência do trabalho. Depois disso, porém, as partes entraram em acordo e Edu deve seguir no cargo. 

O ex-jogador é um dos pilares da modernização do Corinthians desde a sua chegada. Com a experiência de quem jogou nos principais mercados europeus, Edu implantou o sistema de inteligência do clube, que avalia jogadores e adversários do time. Além disso, foi com o apoio do gerente que o clube ampliou seu departamento físico e os laboratórios do CT Joaquim Grava, que ainda devem passar por uma nova atualização em 2014.