Topo

Fla mantém tranquilidade e não vê risco de punição por André Santos

Pedro Ivo Almeida*

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/12/2013 15h07

O Flamengo ainda evita se pronunciar oficialmente sobre a polêmica envolvendo a suspensão de André Santos, mas o clima nos bastidores do clube é de tranquilidade em relação ao assunto. Após algumas análises do departamento jurídico, o Rubro-negro não vê risco de punição por conta da escalação do lateral no jogo contra o Cruzeiro, no último sábado, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.

André foi punido com um jogo de suspensão em julgamento da última sexta-feira no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por conta da expulsão na final da Copa do Brasil, no dia 27 de novembro, e entrou em campo no dia seguinte.

O clube entende que o lateral esquerdo já teria cumprido a pena na partida contra o Vitória, realizada no sábado (30 de novembro) seguinte da decisão.

“Se o Flamengo escalou o André Santos, é porque sabia que ele estava regular. Vamos defender nossos argumentos”, disse, rapidamente, o advogado do clube, Michel Assef Filho, evitando dar mais detalhes de uma defesa do Rubro-negro.

Na noite da última terça, o procurador geral do STJD, Paulo Schmitt, disse que o órgão analisaria o caso a partir desta quarta. O Flamengo disse que aguardará uma notificação para se pronunciar oficialmente.

Outras polêmicas
Além da polêmica com André Santos, o STJD terá que decidir sobre outra punição conturbada. O meia Heverton, da Portuguesa, foi suspenso na última sexta-feira e entrou em campo no domingo. Caso o Tribunal entenda que houve infração, o clube paulista poderá perder quatro pontos e ser rebaixado, livrando o Fluminense da queda para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

No final da tarde, o Flamengo divulgou uma nota, ratificou sua tranquilidade no caso e cutucou os clubes que tentam se beneficiar das polêmicas para melhorar suas classificações na tabela.

Confira a nota do Flamengo na íntegra:
“Tendo em vista as notícias publicadas pela imprensa a respeito da escalação do nosso atleta André Santos no jogo contra o Cruzeiro, o Clube de Regatas do Flamengo manifesta sua absoluta tranquilidade em relação ao caso, respaldando sua posição nos diversos artigos que  regem a lei esportiva e nas resoluções da Confederação Brasileira de Futebol.
Caso o Flamengo venha a ser instado a apresentar sua defesa, assim o fará, de forma embasada, clara e totalmente transparente.
Na realidade, a única preocupação que temos quanto a esta notícia é o fato de vermos a tentativa de se usar ações na Justiça para se sobrepor aos resultados esportivos conseguidos nos gramados. 
O campeonato brasileiro de 2013 foi composto por 760 jogos. Cada time esteve em campo 38 vezes, disputando partidas de muita emoção.
A classificação final de cada agremiação foi conseguida por seus méritos e problemas. Mudar esta realidade será um desserviço ao futebol e uma afronta ao torcedor brasileiro”

*Atualizada às 17h05