Topo

Fluminense tem abril mágico com direito a reabilitação de defesa e Fred

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/04/2014 06h00

O mês de abril foi especial para o Fluminense. Após ser derrotado pelo Vasco, por 1 a 0, e ser eliminado do Campeonato Carioca, no fim de março, o time trocou Renato Gaúcho por Cristóvão Borges e ganhou todos os jogos disputados até agora. As quatro vitórias serviram também para reabilitar a tão criticada defesa e também o atacante Fred, que voltou a marcar e ser um dos destaques do Tricolor.

O abril mágico teve início justamente na estreia de Cristóvão Borges. Goleada de 5 a 0 sobre o Horizonte e vaga assegurada na segunda fase da Copa do Brasil. Em seguida, a primeira rodada do Brasileiro e mais um passeio no Maracanã: 3 a 0 sobre o Figueirense.

Na última quarta-feira, o Fluminense mais uma vez atropelou o adversário. Sobrou para o Tupi, que foi derrotado por 3 a 0, em Juiz de Fora, e sequer terá a chance de jogar no Maracanã. A última vítima foi o Palmeiras, em pleno Pacaembu. O gol de Rafael Sóbis foi o suficiente para assegurar 100% de aproveitamento no mês de abril.

“Assim como as coisas estavam ruins e estávamos sendo cobrados, agora as coisas vão bem, mas procuramos nos preparar para essas coisas. Conversamos desde a primeira partida, quando goleamos o Horizonte. Estamos com pés no chão, sabemos o que podemos fazer, mas é claro que a estrada é longa. Tem oscilações. Queremos muito, mas não vale a pena ter esse entusiasmo todo neste momento. Sabemos como é o Brasileiro. Equipe foi bem, está bem, mas precisa evoluir”, disse um humilde Cristóvão Borges.

Se o time vai bem, muito se deve à volta das boas atuações e dos gols de Fred. Mas também à defesa, que não sofreu um gol sequer neste período. Cristóvão rasga elogios ao atacante e diz que o camisa 9 tem se empenhado muito em campo e que os quatro gols do jogador refletem a entrega que ele tem tido.

“Quando cheguei, perguntaram se o Fred estava se poupando por causa da Copa. Não tem isso. Veja a entrega dele em campo, é a mesma dos demais. Ate por isso ele consegue fazer os gols. Equipe esta solidária e ele da mesma forma. Ele é goleador, por isso o Felipão diz que precisa dele na seleção brasileira. Ele é decisivo. Está contente, feliz. Cada jogo está melhor”, afirmou o treinador.

Defesa também é elogiada

Enquanto os gols de Fred comprovam sua recuperação, a tão criticada defesa do Fluminense também tem mostrado seu valor. Nas quatro vitórias conquistadas, o time não foi vazado. Um dos integrantes do sistema defensivo, o goleiro Diego Cavalieri saiu em defesa dos companheiros.

“Temos zagueiros de muita qualidade. Estávamos sendo massacrados pela má fase. Nos doeu muito. Não é só zagueiro que marca. Ficou uma coisa muito em cima deles. É um sistema que funciona. Todos ajudam. São jogadores de qualidade. Quatro jogos sem levar gol é uma boa marca. O tempo sem levar gol mostra a qualidade desses atletas. Estamos felizes com isso. Além de grandes atletas, são pessoas de grande caráter. Isso estava machucando espero que continue assim”, conclui o goleiro.