Topo

Má pontaria! Damião e T. Ribeiro erram mais e melhor finalizador é barrado

Leandro Damião e Thiago Ribeiro possuem o pior aproveitamento do quinteto ofensivo nas finalizações - Divulgação/Santos FC
Leandro Damião e Thiago Ribeiro possuem o pior aproveitamento do quinteto ofensivo nas finalizações Imagem: Divulgação/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

02/05/2014 06h00

O Santos ainda não venceu no Campeonato Brasileiro e expõe a falta de pontaria nas duas primeiras rodadas. Na estreia diante do Sport, na Vila Belmiro, quando empatou por 1 a 1, a equipe santista criou diversas oportunidades, mas finalizou para fora e acertou a trave. A estatística do Footstats ajuda a explicar que são os melhores e piores finalizadores do quinteto ofensivo: formado por Cícero, Geuvânio, Gabriel Barbosa, Leandro Damião e Thiago Ribeiro.

Leandro Damião e Thiago Ribeiro aparecem sempre à frente na lista dos menos eficientes, tanto no Brasileirão como no Campeonato Paulista. Geuvânio, que perdeu a posição de titular, figura entre os melhores finalizadores do Santos em 2014.

Na competição nacional, em dois jogos, Thiago Ribeiro só finalizou duas vezes e não acertou a pontaria em nenhuma delas. Damião é segundo pior, com seis chutes e dois acertos, aproveitamento de 33,3%. Depois vem Cícero com duas finalizações e um acerto e Gabigol com quatro chutes certos em oito tentativas, 50% de aproveitamento cada.

Geuvânio chutou menos que Gabriel, mas tem o melhor aproveitamento de todos, com três chutes e dois acertos, 66,7%. Diante do Grêmio, neste sábado, às 18h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, pela terceira rodada do Brasileirão, Gabigol prevê o Santos mais eficiente em busca da primeira vitória.

“Se Deus quiser vamos conseguir a vitória no sábado. Vamos para cima. Estamos treinando bastante e quando a bola tiver que entrar, vai entrar. Espero que a bola entre e possa nos dar a vitória”, afirmou Gabigol.

No Campeonato Paulista, competição que o Santos foi vice-campeão e teve o melhor ataque, os números são melhores em relação ao quesito chute certo, porém Thiago Ribeiro e Leandro Damião também lideram a lista dos menos eficientes. Gabriel e Geuvânio ficam com o melhor aproveitamento novamente.

Thiago Ribeiro finalizou 42 vezes em 17 jogos, mas só acertou 15, aproveitamento de 35,7%. Damião é o segundo colocado outra vez na lista do quinteto ofensivo. Em 13 jogos, o camisa 9 finalizou 43 e acertou 22, aproveitamento de 51,2%. Já Cícero, em 16 jogos, chutou a gol 52 vezes e acertou 28, aproveitamento de 53,8%.

Geuvânio, o atleta mais eficiente do Santos na temporada, com 13 assistências e sete gols, é o segundo da lista no Paulistão. Em 18 jogos, ele finalizou 44 vezes e acertou 20, aproveitamento de 54,5%. Gabigol teve o melhor desempenho no Estadual, com 27 chutes e 17 acertos, aproveitamento de 63%.