Topo

Jadson está fora do Corinthians no clássico. Quem merece a vaga?

Mano Menezes, técnico do Corinthians, lamenta a eliminação do clube no Campeonato Paulista, diante do Penapolense - Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians
Mano Menezes, técnico do Corinthians, lamenta a eliminação do clube no Campeonato Paulista, diante do Penapolense Imagem: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

10/05/2014 06h00

Mano Menezes afirma que só vai revelar a equipe que enfrenta o São Paulo, no domingo, 45 minutos antes da partida. Apesar do segredo, não existem muitos mistérios cercando o time do Corinthians: o único desfalque certo em relação à equipe que vem jogando é Jadson.

Contratado do rival do Morumbi, o meia assumiu rapidamente uma vaga como titular e se tornou o principal articulador do meio de campo alvinegro. Sua ausência – uma cláusula do acordo de troca por Pato com o tricolor impede que enfrente o ex-time – forçará Mano a encontrar um substituto.

O técnico corintiano já disse que escolherá um nome entre Renato Augusto, Danilo e Luciano. Os três jogadores têm características bastante distintas, com seus prós e contras, para atuar no meio de campo, que deve ter Ralf, Guilherme e Petros.

Renato Augusto

A favor de Renato Augusto pesa o fato de ser o jogador com características mais próximas das de Jadson dentre as opções de Mano. Criativo, o meia arma jogadas. Além disso, sua qualidade é indiscutível: em 2013, por exemplo, o Corinthians teve 60% de aproveitamento nas partidas com Renato em campo. Sem o jogador, em 44 jogos, o aproveitamento caiu para apenas 47%.

As boas atuações do ano passado, porém, estão cada vez mais escondidas sob camadas de incerteza. Renato Augusto começou a temporada realizando um trabalho especial para evitar as contusões, mas a cerca de um mês da parada para a Copa do Mundo, não engrenou.

Além de mostrar dificuldades para atingir a melhor forma física, esteve apagado na maioria das oportunidades nas quais entrou em campo. É uma incógnita e uma aposta arriscada para um clássico.

Danilo

Danilo tem características diferentes de Renato Augusto. É um jogador mais tático, sem tanta criatividade, mas com um bom passe e boa finalização. Seu grande trunfo, porém, é outro: tem estrela e um histórico de atuações decisivas contra o São Paulo, clube pelo qual já atuou.

O primeiro gol do meia com a camisa do Corinthians, em 2010, foi justamente contra o São Paulo, pelo Paulistão. Em 2011, na campanha do título brasileiro, teve excelente atuação ao marcar um gol e participar de outros três em goleada de 5 a 0 sobre o clube do Morumbi. Na conquista da Recopa no ano passado, voltou a balançar as redes de Rogério Ceni.

Aos 34 anos, porém, Danilo já não atravessa uma grande fase na carreira. Até por isso, deixará o clube quando seu contrato terminar, no meio deste ano.

Luciano

Das três opções, Luciano se destaca pelo estilo de atacante. Veloz e canhoto, o jovem já atuaria pelo setor esquerdo, complementando o meio formado por três destros. Além disso, vem mostrando faro de gol: com seis gols em 11 partidas, é o vice artilheiro do time na temporada.

A opção, embora dê mais velocidade à equipe, pode deixar o meio carente de um jogador de mais criatividade e armação. A pouca experiência – tem 20 anos – também pode pesar. Mesmo assim, é, atualmente, o que tem mais chances de jogar.