Topo

Ney nega acerto antes da saída de Jayme e vê Fla na briga por Brasileirão

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/05/2014 18h02

Ney Franco chegou ao Flamengo com fala firme no objetivo de negar qualquer movimentação antecipada para voltar ao clube - antes da saída do Vitória e da demissão de Jayme de Almeida. O novo comandante rubro-negro falou sobre o que o motivou a deixar a Bahia na segunda-feira e aceitar acordo com o time da Gávea no dia seguinte. Ele ressaltou que a sua chegada tumultuada não atrapalha a equipe, que é vista com potencial para brigar pelo título do Campeonato Brasileiro.

O CT Ninho do Urubu só foi aberto no final da tarde desta quarta. A movimentação da imprensa era grande, assim como da diretoria rubro-negra antes e durante o treinamento. Ney Franco fez questão de ressaltar como chegou a um acordo com os cartolas para treinar o time e destacou que o início da conversa aconteceu após a saída de Jayme.

"Coloco com muita clareza isso. Vou falar sobre o meu primeiro contato com o Flamengo. O desligamento do Vitória foi pensado e conversado pelo meu desconforto. Foram questões pessoais. Estava com muitas propostas e equipes desejando o meu trabalho. Eram clubes que me interessavam trabalhar e não queria conversar com ninguém antes de sair do Vitória. Na mesma manhã recebemos muitas ligações do Rio de Janeiro. A primeira vez que conversei com o Flamengo foi apenas após a o anúncio oficial da saída do Jayme. Tudo o que foi dito é mentira. Não estava acertado antes. Qualquer coisa diferente é fantasiosa", ressaltou.

O clima pesado no Flamengo não coloca pressão em Ney Franco, que descarta problemas por causa das polêmicas dos últimos dias. "Não atrapalha em nada. Estou focado e qualquer treinador chega após a saída de outro profissional. O fato como aconteceu não vai atrapalhar o meu dia a dia de trabalho. Espero aplicar tudo o que sei de futebol e fazer um bom trabalho com esse elenco. O primeiro contato já foi muito bom".

E o treinador é otimista sobre o futuro dos comandados no Brasileirão. “Acho o elenco bom e me reuni com os atletas. Conhecendo o clube e aliando qualidade temos tudo para fazer um bom trabalho. Tenho certeza que uma equipe como o Flamengo precisa vencer a grande competição que é o Campeonato Brasileiro. Temos condições de brigar pelo título e vamos passar isso para o torcedor. Queremos que a equipe se apresente bem e encare os principais rivais do futebol brasileiro de igual para igual. O nosso grande desafio agora é traçar uma meta curta e fazer o máximo de pontos nos cinco jogos antes da parada para a Copa do Mundo", destacou.

O primeiro desafio de Ney será às 16h do próximo domingo, em jogo dentro de casa diante do São Paulo - o treinador reencontra o desafeto Rogério Ceni, com quem se desentendeu em sua passagem pelo Morumbi em 2013. “É um jogo muito difícil. O São Paulo é um dos favoritos ao título e disputa o Brasileiro sempre na ponta. O primeiro detalhe é esse. A questão do Rogério ficou no passado. Estou feliz representando o Flamengo”, encerrou.

Na tarde desta quarta-feira, ele também teve o primeiro contato com os jogadores durante treino no Ninho do Urubu. Ney Franco chegou acompanhado do auxiliar Éder Bastos e do preparador físico Alexandre Lopes. A preparação dos goleiros segue com Wagner Miranda.

Ex-Vitória, Ney Franco retorna ao clube depois da passagem com o título da Copa do Brasil em 2006 e do Campeonato Carioca de 2007. O profissional também enfrentou questionamentos recentes com o seu trabalho em Salvador, mas é um nome de confiança do vice-presidente de marketing, Luiz Eduardo Baptista, o BAP, e de ex-presidentes ligados ao atual grupo político que administra o Flamengo.

O treinador chega ao Flamengo em momento conturbado - após a polêmica saída de Jayme de Almeida, comunicado pela imprensa de sua demissão. Para completar, o cargo de diretor de futebol está vago após a dispensa de Paulo Pelaipe e só deve ser preenchido na pausa para a Copa do Mundo.