Interinos, pontos e desfalques aproximam Palmeiras e Vitória em Pituaçu
A diferença entre os dois na tabela da Série A do Campeonato Brasileiro é de apenas um ponto, seis para o Palmeiras, cinco para o Vtiória. Mas não é só isso que aproxima os times que se enfrentam às 18h30 deste domingo no estádio de Pituaçu, em Salvador.
As duas equipes entrarão em campo comandadas por técnicos interinos. Enquanto Alberto Valentim vai para o seu terceiro jogo à frente do Palmeiras, Carlos Amadeu fará o seu primeiro com o Vitória.
Ney Franco deixou o clube após o Ba-Vi do último domingo, 11 de maio, rumo ao Flamengo. Até agora, não há sinais de quem deve ser o substituto. Carlos Amadeu é o técnico das divisões de base do Vitória e acumulará os cargos até que haja uma definição dos dirigentes.
Sobre a queda de Ney, o volante Neto Coruja disse que a notícia pegou os jogadores desprevenidos: "Todo mundo ficou surpreso. Sabemos que o professor Ney é um grande treinador e, quando sempre caía alguém de uma grande equipe, ele era o primeiro da lista. O Vitória estava com um grande treinador e fez um grande trabalho ano passado”. A equipe terminou a Série A do Brasileirão de 2013 na quinta colocação enquanto o Palmeiras era campeão da Série B.
No clube paulista, a indefinição sobre quem será o novo treinador tem tomado ares de novela. Enviados da diretoria têm se encontrado pessoalmente com aqueles que entendem ter potencial para assumir o time após a demissão de Gilson Kleina. Na última semana, o ex-lateral paraguaio Arce, hoje técnico do Cerro Porteño, confirmou ter sido sondado pelo clube, mas negou o convite. Já Cuca, citado nos bastidores, antecipou-se a uma possível ofensiva e diz que não volta da China pelo menos até dezembro, quando completa um ano de contrato.
O nome que ganhou força nos últimos dias, além de Dorival Júnior, é do argentino Ricardo Gareca, ex-técnico do Vélez Sarsfield. Enquanto a imprensa argentina reporta que ele estaria perto de ir para o Racing, a informação no Brasil é de que ele poderia vir, sim, para o Palmeiras.
Enquanto isso, fica para Valentim a tarefa de lidar com os desfalques da equipe. Leandro é ausência garantida, já que defende a seleção brasileira sub-21 no Torneio de Toulon, na França. O substituto mais provável é Marquinhos Gabriel. Já o lateral-esquerdo William Matheus se recupera de uma entorse no tornozelo sofrida na partida do meio de semana (vitória por 3 a 0 sobre o Sampaio Corrêa pela Copa do Brasil) e, segundo o treinador, está passando por um tratamento intensivo para jogar.
"Num time grande, quando um não joga, o outro tem que aproveitar a oportunidade. É assim mesmo. O William não jogando hoje, preciso do Juninho forte. Mas sempre que temos precisado, todos têm respondido à altura", disse Valentim antes do treino técnico desta sexta-feira.
O lateral-direito Wendel não participou do treino no campo nesta sexta-feira para fazer fortalecimento muscular, mas não preocupa a comissão técnica. Se Valdívia segue ausente, servindo a seleção chilena, quem pode aparecer ao menos no banco neste domingo é o meia Bernardo. Apresentado na terça-feira, ele já foi regularizado e participou das atividades com o grupo durante a semana.
Do lado do Vitória, parte dos desfalques tem a ver justamente com o Palmeiras. Ayrton, Luiz Gustavo e Vinícius têm vínculo com o alviverde e, respeitando o contrato entre os clubes, não podem ser escalados. Já Souza está suspenso após ser expulso no Ba-Vi, e Dinei e Cáceres estão em tratamento no departamento médico.
Para lidar com a velocidade que o Vitória tem mostrado em campo, o interino do Palmeiras confia na disciplina tática dos seus comandados: "Vamos ser um time com grande humildade, muita obediência tática na fase defensiva". Mas isso sem abandonar a ofensividade que tem animado Valentim: "É um time com jogadores abertos, que trocam posições, com três ou quatro lá frente com total liberdade para se movimentar, mas que sempre volta para marcar". Nas últimas duas partidas desde a saída de Kleina, o Palmeiras marcou cinco gols e não concedeu nenhum.
FICHA TÉCNICA
VITÓRIA X PALMEIRAS
Data: 18 de maio de 2014, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio de Pituaçu, em Salvador (BA)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)
VITÓRIA: Wilson; Nino Paraíba, Alemão, Matheus Salustiano e Juan; Neto Coruja, José Welison e Mauri; Marquinhos, Caio e Alan Pinheiro.
Técnico: Carlos Amadeu
PALMEIRAS: Fábio, Wendel, Lúcio, Marcelo Oliveira e William Matheus (ou Juninho); Renato, Wesley e Mendieta; Marquinhos Gabriel, Diogo e Henrique.
Técnico: Alberto Valentim
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.