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Cruzeiro muda perfil do público com sócios e cria 'ambiente família'

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

21/05/2014 06h15

Apostando no programa de sócio-torcedor, o Cruzeiro conseguiu mudar o perfil de seus torcedores que vão ao estádio e nesta temporada a maioria do público é formada por associados do clube. A meta da diretoria é aumentar ainda mais este número nos próximos anos e vê como um dos benefícios a diminuição da violência.

Dos 111.274 torcedores que o clube levou ao Mineirão no Campeonato Mineiro, 87.336 ou 72% do total fazem parte da base de sócios celestes, que já é a quarta maior do Brasil, com 58.573 torcedores, inferior apenas as de Flamengo, com 60 mil, Grêmio, com 77 mil, e Internacional, com 118 mil associados. 

Na Libertadores, os borderôs dos jogos não são disponibilizados, mas se fizer uma projeção em relação à venda de ingressos antecipada dos jogos, a média de sócios por partida sempre ficou acima dos 70% nos cinco jogos da equipe disputados no Mineirão. 

A menor delas foi contra o Real Garcilaso, pela primeira fase da competição continental, quando 42.775 torcedores pagaram ingressos e 72% eram sócios. Já no último duelo contra o San Lorenzo, quase 90% dos 41.986 pagantes eram associados.

Segundo o diretor comercial do Cruzeiro, Robson Pires, o público 'seleto' faz parte do planejamento da diretoria, que espera ampliar a proporção de sócios para 100% do estádio, que hoje comporta 62.160 torcedores e o clube tem direito a 54 mil ingressos.

"A gente trabalha para aumentar essa base de sócios e acredito que quando estiver entre 80 mil e 100 mil já seja possível todo o estádio seja ocupado pelo associado. Assim, eliminaríamos também a venda nas bilheterias, com todas as entradas sendo comercializadas através da internet, o que dá mais conforto para o sócio", disse o dirigente.

A expectativa dos dirigentes é de que até o fim do ano o Cruzeiro alcance a marca de 80 mil associados. No entanto, eles acreditam que o fim das vendas na bilheteria deverá ocorrer daqui a dois ou três anos. A comercialização virtual das entradas permite ao clube economizar com as vendas em postos físicos, além de não precisar terceirizar o serviço e dar mais comodidade aos torcedores. 

Outro benefício notado pelos dirigentes é a diminuição da violência no estádio. Vítima dos próprios torcedores em outro anos com a perda de mando de campo por causa de confusões envolvendo organizadas, o Cruzeiro ainda não teve nenhum tipo de problema deste tipo na temporada, mesmo em jogos de grande público, como a eliminação do San Lorenzo para a Libertadores.

"É um torcedor que só quer ajudar o clube, ele não prejudica. O sócio se torna um torcedor mais fiel, que incentiva mais, que é mais apaixonado e só quer beneficiar ao clube. Pode ver que neste ano não tivemos nenhum tipo de problema desta origem. Podemos dizer que é um torcedor especial", avaliou Robson Pires.

Os próprios torcedores que frequentam o estádio percebem uma melhora no comportamento dos que vão ao estádio e mais tranquilidade para comparecer aos jogos. É o caso de Fernando Santos, de 26 anos, que é sócio do clube desde 2009 e tem aprovado o novo público que tem prestigiado os jogos do clube do coração.

"Acompanho o time e costumo ir em todos os jogos. É um hobby para mim, amo meu time e gosto de participar ativamente. Depois da reforma no Mineirão, especialmente, senti que acabou afastando alguns torcedores vândalos que não iam ao estádio para contribuir com o time, ia para fazer bagunça. Hoje o ambiente está mais seguro, mais familiar", analisou o educador físico.

O zagueiro Léo, que viveu esse período de transição e o boom dos sócios no ano passado, também percebe diferença nas arquibancadas. "Hoje a gente sente o torcedor mais família, dá para ir ao estádio sem muita violência e com mais tranquilidade. É um torcedor que incentiva mais, que vibra mais, está junto com o time. A gente sente isso", comentou.

A consolidação do programa de sócio-torcedor também permite ao time celeste manter uma boa média de público. Depois de colocar quase 30 mil pessoas por jogo no Mineirão na última temporada, quando foi campeão brasileiro, o Cruzeiro consegue manter média de 22 mil neste ano mesmo com os altos e baixos. 

A expectativa dos jogadores é de boa presença para o último jogo antes da parada para a Copa do Mundo, nesta quarta-feira, às 21h, contra o Sport. O site do clube informou que mais de 18 mil torcedores já tem lugar garantido. "A gente sempre espera o apoio deles, o torcedor dentro de casa faz a diferença. A gente espera novamente isso nesse jogo e no Brasileiro em si, até porque vai ser um jogo especial, o último antes da parada", ressaltou Léo.