Topo

Inter busca 1ª vitória fora em encontro de técnicos campeões da América

Celso Roth assumiu Inter na reta final da Libertadores de 2010 e repetiu parte da trajetória de Abel Braga - Lucas Uebel/Vipcomm
Celso Roth assumiu Inter na reta final da Libertadores de 2010 e repetiu parte da trajetória de Abel Braga Imagem: Lucas Uebel/Vipcomm

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

21/05/2014 06h00

O Internacional buscará a sua primeira vitória fora de casa no Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira, diante do Coritiba. A partida no Couto Pereira colocará frente a frente os dois técnicos que levaram o Colorado aos seus títulos da Libertadores. De vermelho estará Abel Braga, comandante em 2006. E do outro lado Celso Roth, vencedor em 2010.

Abel participou de toda a campanha daquele ano, que culminou com a vitória diante do São Paulo na decisão. Celso Roth, quatro anos mais tarde, chegou para dirigir o time na semifinal – justamente contra o time paulista, e na decisão com o Chivas-MEX.

A reta final de cada temporada também foi distinta. Em 2006, Abel conseguiu fazer o Colorado superar o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho. Em 2010 Celso Roth deu vexame com o Inter ao ser eliminado na semifinal do Mundial em Abu Dhabi, com derrota para o Mazembe.

O título da Libertadores libertou os dois, cada um ao seu tempo, do rótulo de técnico sem conquista de expressão. Abel pulou para um seleto grupo de treinadores do país. E Roth chegou perto, mas recentemente perdeu espaço e ficou meses desempregado.

Nesta quarta-feira, no Paraná, os dois só terão o título pelo Inter como ponto em comum. O Colorado de Abel Braga defende a liderança do Brasileirão. Uma série de 18 jogos sem derrota. E o Coritiba, de Celso Roth, procura o primeiro êxito no campeonato.

“Eles estão pressionados lá, mas temos nossas responsabilidades. A gente vem com os times que estão atrás na tabela nos pressionando. A gente tem que fazer o nosso papel”, disse Alan Patrick.

Para o Inter, o jogo também vale pela busca da primeira vitória como visitante no campeonato. Até agora, a equipe empatou com Botafogo e Criciúma. O que deixa a campanha com um quê de time caseiro. O time tem sete desfalques – com D’Alessandro e Rafael Moura vetados pouco antes do embarque para Curitiba.

No Coritiba, Jajá Coelho deixa a equipe por opção de Celso Roth e Roni herda a vaga. Luccas Claro, suspenso, dá lugar a Wellinton – que fará sua estreia. E Júlio César, recuperado de lesão, fica pelo menos no banco como alternativa.

“Temos que reverter essa situação o quanto antes. Os atletas estão se empenhando muito, eles estão com essa entrega. Falta o resultado e isso incomoda muito”, disse Celso Roth ao falar da incômoda série sem vitórias.

CORITIBA X INTERNACIONAL

Data: 21/05/2014 (quarta-feira)
Horário: às 19h30min (horário de Brasília)
Local: estádio Couto Pereira, em Curitiba
Transmissão na TV: PPV e Sportv (menos para o PR)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Auxiliares: Rodrigo F Henrique Correa (RJ) e Bruno Raphael Pires (GO)

CORITIBA
Vanderlei; Victor Ferraz, Welinton, Leandro Almeida e Carlinhos; Baraka, Chico, Norberto e Alex; Roni e Zé Love
Técnico: Celso Roth

INTERNACIONAL
Dida; Diogo, Índio, Ernando e Fabrício; Ygor, Wellington, Alex, Alan Patrick e Otávio; Wellington Paulista
Técnico: Abel Braga