Topo

Marcelo não teme 'desmanche' no Cruzeiro e vê reposição no próprio elenco

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

24/05/2014 06h00

A provável saída de Nilton para a Internazionale pode ser a primeira baixa do técnico Marcelo Oliveira, já que outros jogadores deverão deixar o Cruzeiro no meio do ano. Tranquilo em relação ao assédio sobre atletas celestes, o treinador acredita que a diretoria saberá repor possíveis perdas e vê no próprio elenco qualidade suficiente para suprir essas saídas.

Os dois jogadores que estão mais próximos de deixar o clube são o atacante Martinuccio e o volante Nilton. O meio-campista foi liberado pela diretoria do jogo contra o Internacional e só terá que se reapresentar na Toca da Raposa na próxima segunda-feira. Ele viajou para a Itália, realizou exames médicos, mas o Cruzeiro não chegou a um acordo com a Inter de Milão e desistiu de negociar o atleta, que tem sondagens de clubes da Europa e ainda pode sair.

Marcelo Oliveira já admite a possibilidade de perder o jogador e outros atletas, mas não demonstra grande preocupação. “Acho que nenhum dos jogadores são insubstituíveis. Se houver uma situação diferente com qualquer jogador, temos que valorizar os que estão aqui. Já jogamos muito bem com o Nilton ano passado e muito bem sem o Nilton este ano. É aguardar qualquer situação que pode acontecer para dar sequência ao trabalho”, afirmou.

No caso de Martinuccio, o vínculo de empréstimo está se encerrando em 31 de maio e o jogador, que pertence ao Fluminense, que é o dono da maior parte dos direitos econômicos, terá de voltar às Laranjeiras caso o Cruzeiro não exerça o direito de compra. Até pelas seguidas lesões, o clube tende a não renovar com o jogador.

Outros três atletas que estão na mira do futebol europeu e que podem deixar o Cruzeiro são o zagueiro Dedé, o meia Everton Ribeiro e o atacante Willian. No caso do defensor, havia uma expectativa de seu estafe que ele fosse convocado para a Copa do Mundo e se valorizasse mais, o que acabou não ocorrendo.

O clube já chegou a recusar proposta tentadora do Zenit, de 16 milhões de euros, mas existe uma pressão de investidores para negociar Dedé. A não convocação para o Mundial e a eliminação da Libertadores pode acelerar a sua saída se chegar novos interessados, o que deve ocorrer mesmo com o jogador não atravessando grande fase e no estaleiro.

O meia-atacante Everton Ribeiro desperta o interesse do futebol inglês. No início do ano ele recusou uma proposta de 10 milhões de euros do Manchester United para permanecer no Cruzeiro, mas seu empresário constantemente recebe sondagens e até mesmo visita de representantes dos clubes interessados no jogador. O clube inglês estaria disposto a fazer nova proposta, agora de 16 milhões de euros.

O caso de Willian é diferente. O velocista pertence ao Metalist, da Ucrânia, e tem contrato até o dia 14 de julho e os direitos econômicos fixados em 4 milhões de euros. No entanto, até pela queda de produção do jogador nos últimos jogos, a eliminação da Libertadores e a idade avançada (27 anos), o clube mineiro não estaria disposto a desembolsar essa quantia. Hoje a permanência do atacante estaria condicionada a uma flexibilidade dos ucranianos para diminuir os valores ou a prorrogação de empréstimo, que parece improvável.

O atacante Dagoberto, que geralmente disputa a mesma posição com Willian, torce pela permanência do companheiro. “É um grande jogador, mas sobre renovar ou não é a diretoria que tem que responder. É uma grande pessoa, um amigo de longa data e dentro de campo mostra muita vontade, muita técnica, admiro muito o futebol dele”, afirmou.

Marcelo Oliveira acredita que o assédio faz parte do sucesso obtido pela equipe celeste, atual campeã brasileira, e vê como uma situação normal, sem se preocupar com uma queda de rendimento. “Se a gente propaga sempre que o Cruzeiro tem um dos bons elencos do Brasil, de qualidade semelhante, não me preocupa não. Porque são situações que acontecem em todos os clubes”, disse.

O treinador entende que o mais importante é trabalhar para repor e já vê qualidade suficiente no plantel para suprir possíveis perdas. “O Cruzeiro pode contratar outros jogadores e no próprio elenco temos um time que já jogou, um time alternativo, de qualidade. A diretoria vai conduzir da melhor maneira possível para todas as partes”, ressaltou.

O volante Willian Farias é um exemplo de jogador que foi contratado já pensando na possível saída de Nilton, tanto que começa a ganhar as primeiras oportunidades como titular na equipe de Marcelo Oliveira. Outros dois jovens que deverão ganhar mais chances no decorrer da temporada são Marlone e, principalmente, Alisson, que é prata da casa e agrada bastante o treinador.

Atualizada às 11h37