Topo

Sem Diego, Santos aposta em 'ídolo caseiro' como maestro

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

24/05/2014 06h00

Após encerrar sem sucesso as negociações com o meia Diego, que defende o Atlético de Madri, da Espanha, mas pertence ao Wolfsburg, da Alemanha, a diretoria do Santos vê dificuldades em encontrar outro meia no mercado do futebol. Por conta disso, o técnico Oswaldo de Oliveira apostará em uma solução caseira. O treinador planeja apostar no volante Renato para enfim suprir a carência de um autêntico camisa 10 no elenco santista.

Volante de origem, o atleta de 35 anos já se colocou a disposição de Oswaldo de Oliveira para atuar como “maestro” da equipe santista. Renato lembrou que já atuou nessa função no Sevilla, da Espanha, e também no Botafogo-RJ, sob o comando do próprio Oswaldo.

“É um sistema que eu já atuei no Sevilla, joguei lá como um segundo atacante, voltava para marcar o primeiro volante, não vai ter problema, estou a disposição onde ele optar. Cheguei a trabalhar assim no Botafogo, vou trabalhar e ajudar, vim fazer isso aqui independentemente da posição. Ele sabe me usar, em qualquer posição posso ajudar”, afirmou Renato.

Em sua reestreia com a camisa do Santos no empate por 2 a 2 contra o Goiás, na última quinta-feira, no Serra Dourada, Renato atuou em uma posição bem diferente. Em uma escalação que contou com três volantes – ele, Cícero e Arouca – o veterano atuou como primeiro volante, protegendo a dupla de zaga formada por David Braz e Jubal.

No entanto, a primeira partida em seu retorno ao Santos não foi das melhores. Renato errou o passe que originou o gol de empate do Goiás, e lamentou o ocorrido na saída de campo. "A gente teve oportunidades. Tomamos dois gols em falhas nossas, acabei errando passe", lamentou.

A posição de meia-armador é mais carente do elenco santista. Nesta semana, Oswaldo fez questão de recordar que a diretoria não supriu a ausência do argentino Montillo, que foi negociado com o futebol chinês.

Após a saída de Montillo, o comandante santista teve improvisar no setor. O atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, foi o que mais atuou na posição. O volante Cícero também foi utilizado como principal armador de jogadas do time. Por coincidência, os dois lideram a lista de artilheiros do Santos nesta temporada.