Topo

Atlético-MG tenta ampliar série de vitórias e frear reação do Criciúma

Atacante André é uma das esperanças do ataque do Atlético-MG diante do Criciúma - Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG
Atacante André é uma das esperanças do ataque do Atlético-MG diante do Criciúma Imagem: Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

25/05/2014 06h00

Embalado por três vitórias seguidas, as duas últimas fora de casa, o Atlético-MG, que não poderá atuar no estádio Independência, jogará neste domingo no Ipatingão, a partir das 18h30, contra o Criciúma, que tenta confirmar a reação depois de deixar a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

Depois de passar por momentos conturbados, provocados pela eliminação nas oitavas de final da Libertadores no início do mês, o Atlético engrenou no Brasileirão e venceu os últimos três jogos. O primeiro da série foi o clássico com o rival Cruzeiro, quando fez 2 a 1 de virada. Em seguida vieram dois triunfos fora de casa, contra Santos (2 a 1) e Vitória (3 a 2).

A sequência vitoriosa tirou o time mineiro da zona de rebaixamento e o aproximou do grupo de acesso à Libertadores. Além disso, a fase positiva deu tranquilidade ao técnico Levir Culpi arrumar a equipe, mesmo sem contar com jogadores importantes, como Ronaldinho Gaúcho, Diego Tardelli, Guilherme e Marcos Rocha.

Como o estádio Independência, onde manda seus jogos, e o Mineirão, que seria outra opção, está sob a responsabilidade da Fifa para a Copa do Mundo, o Atlético decidiu levar a partida com o Criciúma para Ipatinga e conta com o apoio da torcida. Na próxima quarta-feira, volta a jogar no estádio Ipatingão, contra o Fluminense.

A equipe mineira terá, no entanto, um adversário renovado pela frente. Sem perder há dois jogos, o Criciúma conseguiu respirar na competição ao deixar a zona de rebaixamento, graças à vitória no clássico com a Chapecoense, por 1 a 0, na rodada passada. Antes havia empatado sem gols com o Internacional.

Para o confronto diante dos mineiros, Paulo Baier será poupado pela comissão técnica por conta do desgaste físico.“O caso do Paulo Baier nós precisamos ter muito cuidado. Caso a gente coloque esse jogador por vários jogos seguidos, a gente acaba correndo de risco de perdê-lo por mais tempo em função do desgaste. Nós fizemos uma programação para que ele tenha um tempo maior de recuperação”, disse o técnico Wagner Lopes ao Diário Catarinense.

A tendência é que Martinez inicie a partida deste domingo. Ele entrou no lugar do próprio Paulo Baier diante da Chapecoense. Outro jogador que está fora da partida é Serginho. Uma cláusula contratual impede que o volante possa atuar diante do Atlético, que detém seus direitos econômicos e o emprestou ao Criciúma. Maylson deve substituí-lo.

Pelo lado atleticano, Levir Culpi terá o retorno do zagueiro Leonardo Silva, que cumpriu suspensão, e poderá contar com Diego Tardelli e Guilherme, recuperados de contusão. Ronaldinho Gaúcho, que acusou um problema muscular no treino de sábado, adiou a volta ao time mineiro.

Outra baixa será Fernandinho, que se recusou a enfrentar o Criciúma e terá seu contrato suspenso – provavelmente não ficará no clube. O atacante, que já fez seis jogos pelo Brasileirão, completaria a sétima partida e, pelo regulamento, não poderia defender outro clube na competição.

O goleiro Victor, que cumpriu suspensão contra o Vitória, e o atacante Jô, em recuperação de contusão, não podem jogar neste domingo por causa de um acordo para que sejam poupados antes de se apresentarem à seleção brasileira na segunda-feira. É a mesma situação de Otamendi, que no entanto tem contrato até o meio do ano e já se despediu do clube mineiro.

ATLÉTICO-MG X CRICIÚMA

Data:25/05/2014 (domingo)
Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Horário: 18h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ/Asp. Fifa)
Assistentes: Luiz Antonio Muniz de Oliveira (RJ) e Wagner de Almeida Santos

Atlético-MG
Giovanni; Alex Silva, Leonardo Silva, Réver e Emerson Conceição; Pierre, Leandro Donizete, Dátolo e Diego Tardelli (Guilherme); Marion e André
Técnico: Levir Culpi

Criciúma
Luiz, Eduardo, Fábio Ferreira, Escudero e Cortez; Rodrigo Souza, Maylson, João Vitor e Martinez; Bruno Lopes e Silvinho
Técnico: Wagner Lopes