Topo

Nilton perde espaço e enfrenta disputa na "volta" ao Cruzeiro

Do UOL, em Belo Horizonte

27/05/2014 06h00

Depois da frustrada negociação contra a Inter de Milão, o volante Nilton está de volta ao Cruzeiro e já integrou a delegação celeste em São Paulo na noite de segunda-feira para compor o grupo que enfrenta o Corinthians na próxima quarta, às 22h, no Canindé. No entanto, o meio-campista vê a concorrência por um lugar no meio-campo ainda maior neste momento.

Isso porque Nilton, que não vinha sendo titular na equipe celeste, perdeu a chance de jogar nas duas últimas partidas, na vaga de Lucas Silva, por causa da negociação e abriu espaço para Willian Farias. O ex-jogador do Coritiba agradou e muito o técnico Marcelo Oliveira, que deixou isso claro após a vitória sobre o Internacional, por 3 a 1, no domingo passado.

“Indiquei o Willian para o Cruzeiro justamente porque o conhecia muito bem, não só o atleta, o profissional, a parte dentro de campo, mas também a pessoa que agregaria muito nesses dois aspectos. Ele fez uma bela apresentação, marcou bem, não errou passe, estava sem ritmo de jogo e está retomando aos poucos”, afirmou o treinador.

Diante desse quadro, mesmo retornando e integrando a delegação celeste, dificilmente Nilton será titular na quarta-feira contra o time paulista. A menos que o técnico Marcelo Oliveira opte em poupar um dos dois volantes. Mas o treinador não mostrou esse tipo de preocupação depois da partida diante dos gaúchos.

Assim, o meio-campista que era titular absoluto na temporada passada, e foi um dos destaques na conquista do Brasileirão, deverá seguir com dificuldades para se firmar na equipe celeste, o que ainda não conseguiu fazer em 2014.

Depois que passou por uma artroscopia no joelho direito, Nilton passou a pré-temporada se recuperando e demorou a retomar a melhor condição física. Enquanto isso, o técnico testou vários volantes no meio-campo e, depois de Souza e Rodrigo Souza, estabeleceu Henrique como companheiro de Lucas Silva, que também chegou a ficar no banco em algumas ocasiões.

O veterano jogador, que antes estava esquecido e pouco atuava, tomou conta do meio e desde que assumiu a condição de titular diante da Universidad de Chile, na vitória por 2 a 0 em Santiago, ainda pela fase de grupos da Libertadores, não saiu mais da equipe.

Nilton até teve a chance como titular na vaga de Lucas Silva no empate em 1 a 1 diante do San Lorenzo, que resultou na eliminação na Libertadores. O camisa 19 foi substituído no intervalo da partida e deixou má impressão na torcida e no treinador. 

Já o jovem Lucas Silva, que também desperta interesse de outros clubes europeus, está a serviço da seleção brasileira sub-21, no torneio de Toulon. Ele começou a competição no banco de reservas, mas assumiu a titularidade diante da Inglaterra, na segunda-feira, e foi o principal destaque do time na vitória por 2 a 1 da seleção canarinha.

Dessa forma, Nilton, que chegou a receber sondagens de outros clubes da Itália, França, Espanha e Bélgica, se realmente permanecer na Toca da Raposa II, vai ter trabalho para retomar a condição de titular e no momento possivelmente está atrás dos outros jogadores na preferência de Marcelo Oliveira.