Topo

Cruzeiro desafia retrospecto ruim em Uberlândia para cumprir meta traçada

Do UOL, em Belo Horizonte

01/06/2014 06h00

Apesar da derrota por 1 a 0 para o Corinthians, na última quarta-feira, o Cruzeiro se manteve na liderança da competição e agora está próximo de alcançar a meta inicial que era terminar a parada para a Copa no topo da tabela. Para isso, basta vencer o Flamengo no domingo, às 16h, no Parque do Sabiá. Mas o retrospecto recente não é favorável ao time celeste.

A equipe tem tido dificuldades de atuar em Uberlândia e já são cinco jogos sem vitória no local. O último triunfo aconteceu em 2011, contra o Ceará, por 1 a 0, pelo Brasileirão. Depois disso, a equipe sofreu duas derrotas e empatou outras três vezes.

A sequência negativa iniciou-se contra o Fluminense, ainda em 2011, quando perdeu por 2 a 1, também no Brasileirão. O confronto seguinte também teve sabor amargo para os cruzeirenses. Embora fosse um amistoso, o time perdeu para o América-MG, logo no início da temporada de 2012, de virada, por 3 a 2.

Ainda naquele ano a equipe teve mais uma estreia frustrante diante do Atlético-GO, com um empate sem gols na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. E no ano passado, quando já tinha se sagrado campeão brasileiro por antecipação, o time reserva arrancou um empate contra a Ponte Preta, em 2 a 2, nos últimos minutos daquela partida.

Já neste ano a história se inverteu. No último jogo realizado no estádio, a equipe de Marcelo Oliveira estava vencendo o São Paulo por 1 a 0 até os instantes finais, mas tomou um gol de Antônio Carlos em lance muito contestado pelos cruzeirenses, que reclamaram da marcação da falta que deu origem a jogada.

Agora, o time retorna a Uberlândia para enfrentar o Flamengo pois está impossibilitado de utilizar o Mineirão e o Independência. Os dois principais estádios da capital foram entregues à Fifa para a realização da Copa do Mundo e só estarão disponíveis novamente após o Mundial.

Esta pode ser a última chance de conquistar uma vitória em Uberlândia este ano, pois o restante dos jogos no Brasileirão deverão ocorrer no Gigante da Pampulha. “Vai ser mais um jogo difícil. Nós sabemos da dificuldade que é o Campeonato Brasileiro e vamos em busca da vitória, que é o que nos interessa”, destacou o volante Henrique.