Topo

Atlético-MG repete início irregular de 2013 e encara desafio no Brasileirão

Do UOL, em Belo Horizonte

09/06/2014 06h00

O início irregular no Campeonato Brasileiro é um dos desafios do Atlético-MG na volta da competição depois da Copa do Mundo. A campanha do time comandado por Levir Culpi faz lembrar a do ano passado nas nove rodadas iniciais.

O Atlético terminou a primeira parte do Brasileirão na oitava colocação com 14 pontos em 27 disputados e aproveitamento de 52%. Em nove rodadas, a equipe mineira conquistou quatro vitórias, empatou duas vezes e sofreu três derrotas.

No ano passado, quando priorizou a Libertadores, o time alvinegro poupou titulares em alguns jogos e terminou as nove rodadas iniciais com 13 pontos e na 13ª posição, com quatro vitórias, um empate e quatro derrotas – aproveitamento de 48%.

O Atlético iniciou o Brasileirão deste ano com dificuldade. Depois de estrear com empate sem gols diante do Corinthians, ainda sob o comando de Paulo Autuori, sofreu duas derrotas seguidas, para Grêmio (2 a 1) e Goiás (1 a 0). A primeira vitória veio no clássico com o rival Cruzeiro, por 2 a 1.

A reação fez bem ao time de Levir Culpi, que venceu mais duas seguidas: o Santos, por 2 a 1, e o Vitória, por 3 a 2, ambas fora de casa. Depois, empatou sem gols com o Criciúma e venceu o Fluminense, por 2 a 0. A série invicta foi interrompida com a derrota para o São Paulo, por 2 a 1, antes da paralisação do Brasileiro.

Para ter mais regularidade na competição, o Atlético conta com o retorno de jogadores lesionados, como Ronaldinho Gaúcho, Marcos Rocha, que não atuam há bastante tempo, e o capitão Réver. Levir Culpi admitiu que o time mineiro precisa se acertar para atingir o ponto ideal.

O volante Pierre, um dos mais experiente do grupo, acredita que o Atlético brigará por títulos na temporada. “O Levir aos poucos tem implantado a filosofia de trabalho. A gente espera, ao longo deste ano gritar é campeão ainda”, observou.