Topo

Eduardo da Silva é preparado para mudar rotina com "maratona" pelo Fla

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/07/2014 06h04

Acostumado ao futebol europeu e à rotatividade entre jogadores, Eduardo da Silva irá mudar sua rotina no Flamengo. O brasileiro naturalizado croata tem estatísticas modestas nos últimos anos e foi utilizado com menos regularidade nos clubes pelos quais passou na Inglaterra e na Ucrânia. Apesar de estar inserido em um sistema de revezamento desde o início da carreira, ele teve dificuldade para se impor e ganhar sequência no Arsenal e no Shakhtar Donetsk.

Contratado com status de salvador, Eduardo da Silva será preparado para uma “maratona” de jogos. A partir do momento em que for liberado para o treinador Ney Franco, ele tem chances de ser opção para o time principal. A expectativa do atleta é ter condições de jogo em, pelo menos, dez dias.

O atacante defendeu o Shakhtar por quatro anos. Na última temporada europeia com a camisa do clube, Eduardo da Silva foi titular em apenas dez partidas – sendo utilizado no decorrer dos jogos em 19 oportunidades. E assim foi sua passagem pelo futebol ucraniano, com exceção do ano de estreia, em que o atacante conseguiu espaço e disputou 33 jogos.

Pela seleção croata, Eduardo da Silva também teve dificuldades para se impor. Na Copa do Mundo de 2014, ele foi reserva e atuou em apenas um jogo, contra Camarões.

Com as últimas experiências na Europa no passado, o camisa 23 do Flamengo foca em se preparar para poder ser escalado. O atleta de 31 anos tem contrato assinado com o Rubro-Negro até o final de 2015.

“Meu último jogo dia 23 de junho pela seleção, quando fomos eliminados. Estou fora de atividade. No calendário europeu, é férias. Estava jogando peladas no Rio e correndo. Sobre estreia, ainda não sei. Pode ser em uma semana, em dez dias. Vai depender do técnico e do meu rendimento nos treinos”, apontou.

Para ganhar sequência, Eduardo da Silva destaca a possibilidade de atuar em diversas posições do sistema ofensivo rubro-negro. “Minha característica é de jogar como atacante. Nos últimos anos, na Ucrânia e na seleção (da Croácia), estava jogando mais pelos lados ou até mesmo atrás dos centroavantes. Estou aqui para atuar em qualquer posição”, afirmou.

O Flamengo irá mesmo precisar do novo reforço. O clube da Gávea está na lanterna do Campeonato Brasileiro, com apenas sete pontos após dez jogos disputados. Sem Eduardo da Silva, o Rubro-Negro tem missão complicada fora de casa neste domingo, às 16h, contra o Internacional.