Topo

Cruzeiro se 'blinda' e mantém foco para evitar euforia com liderança

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

30/07/2014 06h00

Líder do Brasileirão com 28 pontos, o Cruzeiro precisou de apenas 12 rodadas para abrir cinco pontos de vantagem para o segundo colocado, Corinthians, e se credenciar como o principal favorito para conquistar o título. No entanto, os jogadores evitam falar de favoritismo e se blindam dos elogios e da euforia externa.

Embora a campanha com nove vitórias, um empate e duas derrotas seja a melhor da história do clube desde 2003, quando o Brasileirão passou a ser disputado por pontos corridos, os jogadores adotam um tom cauteloso nas declarações e fazem questão de descartar o favoritismo, que parece mais evidente a cada rodada.

Isso porque, além dos números positivos, o futebol apresentado pela equipe de Marcelo Oliveira, com toque de bola envolvente e muita movimentação, tem chamado a atenção nacionalmente. Durante a goleadas sobre o Figueirense, por 5 a 0, no sábado passado, torcida puxou o coro de que o Cruzeiro é a melhor que a seleção brasileira.

O capitão Fábio prega humildade e respeito aos concorrentes e prefere deixar a euforia para a torcida. “Tem que respeitar os adversários. Nós sabemos que está no começo da competição, que nada que vem de fora pode nos influenciar negativamente. Temos que ter os pés no chão para confirmar as vitórias e trilhar nosso objetivo de ser campeão”, afirmou.

Além do clima de festividade que vem da torcida, os jogadores também estão tendo que lidar com os elogios da imprensa. Pois o time celeste tem virado referência para os demais e é considerado como o que pratica o futebol mais moderno, similar aos grandes clubes europeus.

O discurso no Cruzeiro é manter a regularidade para chegar ao título. “Temos ciência de que as dificuldades serão grandes para conquistar o título, não são os elogios que vão tirar o nosso foco. Sabemos que cada jogo temos que mostrar um bom futebol, uma equipe competitiva e forte em todos os aspectos. Esse é o nosso foco e objetivo, ir jogo a jogo”, ressaltou Fábio.

Para o zagueiro Leo, o segredo para conquistar o título novamente é manter o equilíbrio durante a competição. “No Brasileiro, jogar contra o segundo, o terceiro, o quarto, é tão difícil quanto times na zona de rebaixamento. Vamos seguir tranquilos, conscientes do que vamos fazer. Sabemos que podem acontecer derrotas e empates, é um campeonato longo, mas sempre com nosso foco traçado para buscar o objetivo lá na frente”, afirmou.