Topo

Por vantagem na ponta, Cruzeiro pega Criciúma motivado pela vitória no STJD

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

09/08/2014 06h00

Após empatar com o Botafogo, por 1 a 1, na última rodada, o líder Cruzeiro quer voltar a vencer fora de casa para manter a vantagem na ponta e evitar a aproximação do vice-líder Fluminense, que tem quatro pontos a menos. Para tanto, terá que superar o Criciúma, que vem embalado por uma vitória no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O jogo deste sábado, às 18h30, no Estádio Heriberto Hülse, é válido pela 14ª rodada do Brasileirão.

Invicto há cinco rodadas, o time de Marcelo Oliveira tropeçou diante do Botafogo e viu a distância para o segundo e terceiro colocados, Fluminense e Internacional, respectivamente, cair para quatro pontos. Em função disso, o discurso do time mineiro durante a semana foi unificado de não dar brecha para os rivais.

Isso é necessário, principalmente, porque cariocas e gaúchos jogam em seus domínios nesta rodada. O tricolor recebe o Coritiba, também neste sábado, t às 18h30, no Maracanã, enquanto o Colorado entra em campo no domingo, às 16h, para o clássico contra o Grêmio, no Beira-Rio.

“A gente sempre joga fora de casa com o intuito de somar pontos. Vamos com a motivação de vencer e querer ficar na frente. Nós não podemos dar brecha. Temos uma gordura e queremos aumentar, porque sabemos que atrás vem concorrência forte”, disse o volante Lucas Silva.

E a única mudança no time de Marcelo Oliveira será justamente no meio-campo, com a entrada de Nilton na vaga de Henrique, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O técnico preferiu manter a base do time que vem dando certo e aposta na melhor campanha fora de casa, com quatro vitórias, um empate e duas derrotas, para triunfar.

Outro aspecto favorável ao Cruzeiro é o retrospecto entre os dois clubes. O time celeste é o principal carrasco do Criciúma na história da Série A. Foram 12 jogos disputados, com nove vitórias dos mineiros, dois empates e apensa um triunfo dos catarinenses, que aconteceu há quase 20 anos.

Contudo, o Criciúma entrará em campo motivado para quebrar esse longo tabu por causa de uma boa notícia que recebeu fora de campo. Durante a semana o time da casa conseguiu uma vitória nos tribunais, que deu um ânimo extra para se distanciar ainda mais da temida zona de rebaixamento. 

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) aceitou os argumentos de defesa e devolveu ao clube os três pontos perdidos na tabela do Brasileirão em julgamento realizado na quinta-feira. No primeiro semestre,  em primeira instância, o time catarinense havia sido punido pela escalação irregular do atacante Cristiano, ainda na segunda rodada do campeonato.

A defesa alegou que não recebeu informações da CBF sobre a real condição do atleta e por isso escalou Cristiano. O jogo contra Goiás terminou 1 a 0 para os goianos. O atacante entrou em campo aos 35 minutos do jogo.

Wagner Lopes optou por armar uma formação mais conservadora para o confronto deste sábado. Durante a semana, o técnico sacou o meia Lucca, ex-Cruzeiro, e colocou o volante Serginho. O jovem Gustavo foi mantido na equipe.

“Precisamos atuar da mesma maneira que nos apresentamos em jogos anteriores em casa. O nosso time necessita aproveitar os espaços dados pelo adversário e atacar com força total. A pressão precisa ser do início ao fim do jogo”, afirmou o lateral esquerdo Cortez.

CRICIÚMA X CRUZEIRO

Data: 9/8/2014 (sábado)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Local: Heriberto Hülse, Criciúma
Árbitro: Jailson Macedo de Freitas (BA)
Auxiliares: Alessandro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Luiz Carlos Silva Teixeira (BA)

Criciúma
Luiz; Eduardo, Fábio Ferreira, Gualberto e Cortez; Serginho, Martinez, João Vitor e Paulo Baier; Silvinho e Gustavo
Técnico: Wagner Lopes
 
Cruzeiro
Fábio, Mayke, Dedé, Léo e Egídio; Nilton, Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Marquinhos e Marcelo Moreno
Técnico: Marcelo Oliveira