Topo

Após 'tropeçar' como visitante, Cruzeiro enfrenta pressão na liderança

Do UOL, em Belo Horizonte

11/08/2014 13h43

Depois de empatar duas vezes fora de casa, contra Botafogo e Criciúma, o Cruzeiro perdeu o posto de melhor visitante do Brasileirão e agora vê a liderança ameaçada pelo Internacional. O time celeste pode entrar em campo na próxima rodada na segunda colocação e com a obrigação de vencer o Santos para retomar a ponta.

Ao contrário do que aconteceu nas últimas três rodadas, desta vez os principais rivais do Cruzeiro jogam primeiro. O Internacional vai a Goiânia enfrentar o Goiás e o Corinthians recebe o Bahia no sábado, enquanto o time estrelado encara o Santos, domingo, às 16h, no Mineirão.

Se Internacional e Corinthians vencerem, a equipe de Marcelo Oliveira ficará bastante pressionada. Isso porque o Internacional assumiria a liderança provisória com 31 pontos e o time paulista se igualaria aos mineiros com 30 pontos.

Nas últimas três partidas o Cruzeiro teve a chance de jogar a pressão para cima dos rivais, mas conseguiu fazer isso apenas no jogo contra o Figueirense, quando goleou por 5 a 0. Nos últimos dois jogos, acabou tropeçando diante do Botafogo, no empate em 1 a 1, no Maracanã, e nova igualdade sem gols contra o Criciúma e os rivais aproveitaram.

A queda de rendimento longe de seus domínios fez o Cruzeiro, que tem 58,3% de aproveitamento, perder o posto de melhor visitante para o Corinthians, que conquistou 61,9% dos pontos atuando fora de casa. E a distância que era de cinco pontos de vantagem para o vice-líder ao fim da 12ª rodada, caiu para apenas dois pontos. 

A aposta do líder para se recuperar e permanecer na ponta é manter o bom desempenho como mandante, que é o melhor do Brasileirão até o momento, com 88,9%. Foram cinco vitórias e um empate em seis partidas. Por outro lado, um tropeço diante do Santos fará que o Cruzeiro também perca o posto de melhor mandante para o Inter.

Para que isso não aconteça, os jogadores contam com o apoio da torcida no próximo domingo. “Sem sombra de dúvidas todos os cruzeirenses vão comparecer no Mineirão e dar uma força para distanciarmos cada vez mais deste pelotão que vem de trás”, afirmou o volante Nilton.