Topo

Cruzeiro segue batendo marcas e fixando novas metas para manter motivação

Do UOL, em Belo Horizonte

25/08/2014 09h05

A campanha vitoriosa no Brasileiro de 2014 deu ao Cruzeiro o posto de campeão com maior antecedência do primeiro turno desde que o torneio passou a ser disputado com 20 clubes, em 2006. Desde então, os times que tiveram a conquista simbólica a conseguiram na 18ª ou 19ª rodadas. 

O atual elenco celeste superou até mesmo o feito alcançado pelo time no ano anterior, quando conquistou o título simbólico do primeiro turno na penúltima rodada. A equipe celeste, também comandada por Marcelo Oliveira, foi a campeã brasileira e 2013.

À época, a pontuação na 18ª rodada era menor do que a atual do Cruzeiro, 37. Com triunfo na última partida da primeira parte do torneio, diante do Flamengo a equipe de Marcelo Oliveira chegou aos 40 pontos.

Conseguiram a conquista na 18ª partida, São Paulo de 2007, Fluminense de 2010, e Atlético de 2012. Já na rodada seguinte, a última da primeira metade, São Paulo de 2006, Grêmio de 2008, Internacional, no ano seguinte e Corinthians em 2011.

O título simbólico do Brasileiro de 2014 foi conquistado pela equipe celeste com a vitória sobre o Goiás, por 1 a 0, no domingo, no Serra Dourada e graças a tropeços do Internacional, que foi derrotado pelo Atlético-MG e do Corinthians, que foi batido pelo Grêmio.

Com o triunfo, o time de Marcelo Oliveira chegou aos 39 pontos, sete a mais do que o São Paulo, que com a vitória sobre o Santos, também no domingo, por 2 a 1, se tornou o segundo colocado e oito a frente de Internacional e Corinthians.

Marcelo Oliveira não se entusiasma com o título do primeiro turno e nem com os sete pontos de vantagem para o segundo colocado e traça a meta de conseguir seis pontos nos dois jogos finais do primeiro turno, contra Chapecoense e Fluminense, para melhorar a pontuação final na primeira metade.

“Podemos fazer uma pontuação ainda melhor do que do ano passado, podemos atingir 42 e 45 pontos, contra adversários difíceis, isso passa ser uma meta curta em um campeonato longo. Estas metas curtas passam a ser importantes para a gente chegar”, observou Marcelo Oliveira.