Topo

Cruzeiro pode ser campeão se conquistar metade dos pontos restantes

Do UOL, em Belo Horizonte

05/09/2014 06h00

A ótima campanha do Cruzeiro nas 18 primeiras rodadas do Brasileirão, com 13 vitórias, três empates e apenas duas derrotas, possibilita o time celeste ter um desempenho bem inferior no restante do campeonato para faturar o título. Prova disso, é que a equipe tem grandes chances de se sagrar campeã conquistando apenas metade dos pontos restantes em disputa.

Ainda restam 20 rodadas para terminar o Brasileiro e são 60 pontos em jogo. O histórico da competição por pontos corridos indica que se o Cruzeiro conquistar apenas 30 pontos até o fim da competição deverá comemorar o título mais uma vez.

No momento, a equipe de Marcelo Oliveira possui 42 pontos e chegará aos 72 se obtiver um aproveitamento de 50% daqui em diante. Desde 2006, quando o campeonato passou a ser disputado com 20 equipes, apenas duas vezes o vice-líder alcançou essa pontuação, que foi Grêmio, em 2008, e o Atlético-MG, em 2012.

Contudo, o Cruzeiro possui um grande número de vitórias (três a mais que o Inter, quatro a mais que o São Paulo e cinco a mais que o Corinthians) e muito provavelmente levaria a melhor com qualquer adversário nos critérios de desempate, pois também possui um excelente saldo de 23 gols.

A situação da equipe celeste é tão boa que poderá até mesmo conquistar o caneco apenas com vitórias em casa. O time ainda fará dez jogos no Mineirão no segundo turno e, se mantiver o aproveitamento atual no estádio, que atualmente é de 100%, atingirá os 72 pontos.

Mas nem sempre são necessários tantos pontos para ser campeão. Na temporada passada, por exemplo, a equipe celeste terminou a competição com 76 pontos, mas o segundo colocado Grêmio fez apenas 65 pontos.

Na maioria das vezes o segundo lugar ficou abaixo dos 70 pontos. Também foi assim em 2006 (o Internacional fez 69 pontos), em 2007 (Santos fez 62), em 2009 (Internacional fez 65), em 2010 (Cruzeiro fez 69) e em 2011 (Vasco fez 69).

E a situação poderá ficar ainda mais confortável para o Cruzeiro no returno se conquistar pontos diante do Fluminense, no próximo domingo, às 16h, no Maracanã, pela 19ª última rodada do primeiro turno. O clube pode até mesmo estabelecer um novo recorde de desempenho no primeiro turno do Brasileirão.

Com mais uma vitória, a equipe alcançaria a marca de 45 pontos e 78,9% de aproveitamento, superando o rival Atlético-MG. Em 2012, o time liderado por Ronaldinho terminou a primeira metade da competição com 43 pontos e um aproveitamento de 75,4%, que até então é o melhor da história.

Apesar dos vários desfalques, o discurso dos jogadores é de manter a série de 17 partidas de invencibilidade. “A gente sabe que o Fluminense é uma excelente equipe, tenho certeza que vai ser um jogo muito difícil, mas vamos lá para procurar o resultado e sair com a vitória”, disse o jovem lateral Mayke.

“Vai ser um jogo muito difícil, complicado, contra uma equipe técnica, que toca bem a bola. Temos que nos preparar, ir com uma estratégia boa, temos que ir bem focados, bem preparados. Vamos aproveitar para tentar pontuar fora e tentar vencer”, ressaltou o zagueiro Léo.