Topo

Com atacantes em baixa, Cícero supera Fred e assume artilharia do Flu

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/09/2014 11h00

O Fluminense enfrentará uma situação complicada ao entrar em campo às 19h30 desta quarta-feira, contra o Figueirense, no Orlando Scarpelli, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sem Fred, Walter e Rafael Sóbis, o time terá o jovem Kenedy como único atacante. Mas, no que depender de Cícero, o time não tem com o que se preocupar.

O meia contratado junto ao Santos no meio deste ano tem mostrado que não deve nada aos badalados atacantes da equipe em relação a gols. Pelo contrário, Cícero é até mesmo mais eficiente que os medalhões tricolores. Ele tem os melhores números do elenco neste quesito mesmo atuando mais recuado que os companheiros.

“Sei que minha função não é essa [marcar gols], mas dentro de campo procuro me posicionar da melhor maneira possível. Depende muito da situação do jogo. A equipe é qualificada, a bola chega redonda. Além de posicionamento, isso faz a diferença”, avaliou Cícero.

Em 13 partidas pelo Fluminense desde sua chegada, Cícero marcou 7 gols, ou seja, média de 0,53 por jogo. O camisa 9 Fred, por exemplo, anotou 14 vezes em 29 duelos na temporada, uma média de 0,48. Se somados os números do primeiro semestre no Santos, o meia também é superior ao titular da seleção brasileira na última Copa do Mundo:  18 gols em 35 compromissos (média de 0,51).

A distância de Cícero para Rafael Sóbis e Walter é ainda mais impressionante. Em apenas dois meses de Fluminense ele marcou mais gols que o primeiro em toda a temporada (sete em 13 partidas contra apenas cinco em 38 compromissos). Já o gordinho tem só dois gols a mais pelo Tricolor que Cícero mesmo tendo chegado seis meses antes ao clube e com 31 jogos disputados.

O aproveitamento de Cícero pode servir como solução para a falta de atacantes do Fluminense para o duelo com o Figueirense nesta quarta, no Orlando Scarpelli. O meia marcou um dos gols do empate por 3 a 3 com o Cruzeiro no último domingo e está em grande fase pelo Tricolor.

O sucesso de Cícero também tem empolgado a diretoria do Fluminense, principalmente por ter vindo por custo relativamente baixo do Santos. Seu caso, inclusive, é citado como exemplo pelos dirigentes para a contratação de grandes nomes para a próxima temporada, já que o clube não terá muitos recursos para reforçar seu elenco.