Topo

Robinho volta e Damião é o titular de Enderson. Quem sai do time agora?

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

11/09/2014 06h00

Com o retorno de Robinho, que defendeu a seleção brasileira em amistosos nos Estados Unidos, o técnico Enderson Moreira terá que definir quem deixará o time titular para o duelo do Santos contra o Coritiba neste sábado, às 21h (de Brasília), na Vila Belmiro, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Uma coisa é certa. Leandro Damião não deixa a equipe titular. Isso porque o treinador chegou ao clube com a missão de recuperar o reforço mais caro da história do Santos (o camisa 9 custou R$ 42 milhões). Em sua apresentação, Enderson falou o que a diretoria santista queria ouvir em relação ao atacante e, inclusive, mandou um recado nas entrelinhas para o seu antecessor, Oswaldo de Oliveira.

“Quando tem dificuldades é fácil isolar e colocar outro. Difícil é fazê-lo vencer o momento. Nunca vi na minha vida um jogador nota dez em todos os jogos”, disse Enderson.

No primeiro jogo no comando do Santos, Enderson deixou Damião em campo mesmo com o centroavante apagado e tendo perdido um “gol feito”. A estratégia deu certo, pois Damião fechou o placar na vitória por 3 a 1 contra o Vitória, no Pacaembu. O camisa 9 foi o último atacante do time a ser substituído na partida e só deixou o campo no minuto final para receber os aplausos da torcida. Vale lembrar que o atacante amargava a reserva com Oswaldo.

No segundo jogo, contra o Sport, Enderson deixou mais evidente ainda que sua principal missão no Santos é recuperar Damião. O treinador iniciou a partida com três volantes – Alan Santos, Souza e Arouca – e o escolhido para deixar o time foi Gabriel Barbosa, artilheiro santista em 2014, com 16 gols.

Damião não balançou as redes e ainda perdeu a bola em um dos gols do Sport. Gabigol, por sua vez, entrou no segundo tempo e marcou dois gols anulados pelo árbitro.

Com Robinho e Damião como titulares, a briga por uma vaga no time fica entre Thiago Ribeiro, Gabriel Barbosa, Alan Santos e até Souza. Um deles precisa deixar a equipe para a entrada de Robinho.

Thiago Ribeiro foi substituído no primeiro tempo do jogo contra o Sport por causa de dores nas costas. Mesmo que ele seja vetado pelo departamento médico contra o Coritiba, a briga por posições no time continua. Basta saber se Enderson manterá o esquema com três volantes.

Se isso acontecer, Gabigol será preterido novamente. Se voltar a escalar três atacantes, Souza e Alan Santos brigam por uma vaga no meio-campo, já que Lucas Lima e Arouca também são considerados titulares absolutos no momento.