Topo

Após 2 anos (e 100 jogos), Barcos pode enfim atingir meta de gols no Grêmio

Quando chegou ao Grêmio, Barcos usou o número 28 para definir meta de gols - Lucas Uebel/ Preview.com
Quando chegou ao Grêmio, Barcos usou o número 28 para definir meta de gols Imagem: Lucas Uebel/ Preview.com

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

07/10/2014 06h00

Em 9 de fevereiro de 2013, Hernán Barcos foi apresentado como grande contratação do Grêmio para as competições daquele ano. Na ocasião, assumiu a camisa 28 como meta de gols a marcar na temporada. Fracassou. O objetivo mal teve a metade atingido no primeiro ano. Mas quase dois anos e 100 jogos depois o número pode virar realidade. Em 2014 o jogador já soma 26 e finalmente pode cumprir a promessa. 

O Pirata chegou do Palmeiras tendo feito exatamente a mesma quantia pelo Palmeiras na temporada anterior. Queria igualar a marca, repetir o sucesso e através de boas atuações no Grêmio se firmar na seleção argentina. 
 
Mas dos planos iniciais nenhum foi atingido. No ano passado, Barcos até começou bem, marcou repetidamente nos primeiros jogos pelo Grêmio, mas deixou de comparecer no placar e, aos poucos, a idolatria que se apresentava dos torcedores virou cobrança. O Pirata virou alvo de vaias e perseguição dos aficionados e, mesmo titular o ano todo, encerrou a temporada com apenas 13.  
 
Por força das atuações abaixo do esperado, jamais foi chamado novamente para seleção de seu país. Terminou o ano como pior entre os goleadores dos 20 times que disputaram a primeira divisão nacional e admitiu estar 'em dívida' com a torcida gremista. 
 
Por isso, quando surgiram propostas de clubes argentinos e mexicanos no começo deste ano ele disse não. Preferiu ficar e justificar tamanho investimento feito pela direção gremista, que mandou quatro jogadores e mais dinheiro ao Palmeiras para contar com ele. E conseguiu. 
 
Barcos marcou 26 gols até agora na temporada. Foram 11 no Brasileirão, 2 na Libertadores e 13 no Campeonato Gaúcho. 
 
Antes do duelo com São Paulo, no último sábado, a direção gremista prestou homenagem ao atacante com uma placa pelos 100 jogos oficiais. Hoje vestindo a 9, sem marcas para perseguir, ele vive momento completamente diferente do ano passado. Entre os artilheiros do Brasileiro, ele ainda é o 4º principal goleador da temporada, primeiro colocado entre os times da Série A, atrás apenas de Magno Alves, do Ceará, Robert, do Fortaleza e Léo Gamalho, do Santa Cruz-PE,  exatamente o contrário do ano passado. 
 
Tanta mudança tem nome: Luiz Felipe Scolari. Mesmo que tenha ido bem no Gauchão, marcado 13 gols, o Pirata ainda era criticado no começo do ano e recebeu até pressão pessoal de torcedores mais de uma vez. Só que desde a chegada do treinador, as atuações melhoraram muito e finalmente a torcida está totalmente em favor do argentino. 
 
Para a tão esperada marca faltam apenas dois gols. Podem ocorrer em um jogo, ou demorar um pouco mais, mas pela constante presença no placar já que marcou 11 dos 21 gols do Grêmio no Brasileirão até agora,  é quase uma certeza que acontecerá. 
 
O próximo compromisso dele e do Grêmio está marcado para quarta-feira. O Sport será adversário na Arena às 22h, pela 27ª rodada do Brasileirão.