Topo

Enderson escala Patito na vaga de Robinho e dá nova chance a Damião

Patito Rodríguez treinou na vaga de Robinho e deve ser titular contra o Bahia - Divulgação/Santos FC
Patito Rodríguez treinou na vaga de Robinho e deve ser titular contra o Bahia Imagem: Divulgação/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

07/10/2014 18h53

O técnico Enderson Moreira comandou um treino tático nesta terça-feira, no CT Rei Pelé, visando o duelo do Santos contra o Bahia nesta quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador escolheu Patito Rodríguez como o substituto de Robinho, que desfalca o time por defender a seleção brasileira nos amistosos contra Argentina e Japão, dias 11 e 14 de outubro, respectivamente.

O argentino, que não atua como titular desde novembro de 2012, pode deixar o Santos antes do fim do ano. A diretoria santista negocia o atacante com um clube do interior. No fim de agosto deste ano, os dirigentes quase acertaram a transferência de Patito ao Johor, clube da Malásia, que estava disposto a pagar cerca de R$ 2,7 milhões pelo argentino. O negócio chegou a estar bem encaminhado, mas não foi concluído.

Patito Rodríguez foi contratado pelo Santos em julho de 2012 por cerca de R$ 2,5 milhões. O clube paulista comprou apenas 50% dos direitos econômicos do atleta, que pertencia ao Independiente. Sem engrenar ao lado de Neymar no ataque santista, o argentino foi emprestado ao Estudiantes, da Argentina, em 2013. No Santos, ele disputou 42 partidas e marcou dois gols.

Além da entrada de Patito na vaga de Robinho, o técnico Enderson Moreira também promoveu o retorno de Leandro Damião ao time titular. Com isso, Gabriel Barbosa, artilheiro santista na temporada, com 16 gols, volta para o banco de reservas. O ataque santista que encara o Bahia será formado por Damião, Patito e Geuvânio.

Enderson tem outros problemas para escalar o time titular. O lateral esquerdo Eugenio Mena foi convocado para a seleção chilena, enquanto o volante Alison foi chamado para a seleção brasileira sub 21. O treinador escolheu Caju e Souza, respectivamente, como os substitutos.

Além disso, Thiago Ribeiro e Aranha seguem vetados pelo departamento médico. O primeiro sofreu um edema muscular na coxa direita. Já o goleiro se recupera de uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda.

Leandrinho ainda foi utilizado no treino tático desta terça-feira. Enderson passou a utilizar 12 titulares na atividade. O Santos deve enfrentar o Bahia com a seguinte formação: Vladimir; Cicinho, Edu Dracena, David Braz e Caju; Arouca, Souza e Lucas Lima; Geuvânio, Patito Rodriguez (Leandrinho) e Leandro Damião.